Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > Evento discute participação feminina em carreiras científicas e tecnológicas
conteúdo

Evento discute participação feminina em carreiras científicas e tecnológicas

por Henrique Soares publicado: 03/02/2020 12h52, última modificação: 03/02/2020 14h51

Comemorado sempre em 11 de fevereiro, o “Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência”, foi aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em dezembro de 2015 para promover o acesso e a participação de mulheres e meninas na ciência. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

Para tentar transformar esse quadro e debater a busca da igualdade para o aproveitamento de todos os talentos em determinadas carreiras científicas, o campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai promover na data, às 14h, no Audio 1 (Bloco D) do campus, o evento "Mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM): abrindo oportunidades para o futuro".

A programação vai contar com palestras, mesa redonda e participação de egressas da instituição. Aberto ao público externo, o evento disponibilizará 150 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro pela internet.

Ângela Lima, professora do IFBA e responsável pela organização do evento, esclarece que as principais barreiras que impedem hoje mulheres e meninas se dedicarem à ciência “vêm da sociedade/família que considera as carreiras da CTEM como profissões e habilidades masculinas, por isso é  importante a difusão do conhecimento nessas áreas”. A ação é financiada pelo Programa de Apoio à Extensão do Edital 2/2019 da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc) do campus Salvador.

Inscreva-se aqui