Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > Evento discute educação técnica e mercado de trabalho para o surdo

Evento discute educação técnica e mercado de trabalho para o surdo

por Jamile Teixeira publicado: 09/03/2020 17h28, última modificação: 09/03/2020 17h34

A atividade de culminância do projeto Eletrônica com as mãos - 2° volume, vinculado aos Programas Universais 2019, acontecerá no dia 23 de março, a partir das 13h30, no Áudio I (1° andar do bloco D) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador.

Com o tema “O indivíduo surdo: a educação técnica e o mercado de trabalho”, o evento contará com palestra sobre a temática que será proferida pela professora de português como segunda língua para surdos da instituição, Alessandra Costa Calixto (currículo lattes).

Mesa-redonda, relato de experiência e exposições também vão compor a atividade que tem como objetivo apresentar experiências pessoais e profissionais referentes ao ensino técnico profissionalizante e sua importância para a formação socioeducacional do indivíduo surdo.

Orientadora do projeto, a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Instituto, Taís Sousa, acredita que a verdadeira inclusão educacional respeita a diversidade sociolinguística e valoriza o indivíduo pela sua essência e potencialidade. Para ela, “o evento será um momento de esclarecimentos de conceitos equivocados a respeito dos surdos, da Libras e da atuação do profissional intérprete de Libras. Assim, de forma integrada e colaborativa, contribuiremos para a formação e a ascensão social desses indivíduos, visando democratizar o acesso aos conteúdos da Eletrônica, por meio da criação do segundo sinalário técnico em Libras de Eletrônica", esclarece a intérprete. O sinalário traz sinais técnicos da área de eletrônica utilizados por estudantes surdos, catalogados.

Convidados, profissionais e estudantes do IFBA poderão participar.

O Centro de Surdos da Bahia (Cesba), a Libras Tudo e a Multinacional Continental Pneus apoiam a atividade.

Conheça mais sobre o projeto Eletrônica com as mãos e o sinalário técnico, aqui