Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > Curso Práticas Educativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem está com inscrições abertas

por Jamile Teixeira publicado: 12/06/2020 17h51, última modificação: 12/06/2020 17h57

O curso Pticas Educativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem está com inscrições no primeiro módulo abertas até o dia 17 de junho. O curso é gratuito e será ofertado exclusivamente para servidores dos campi Salvador e Lauro de Freitas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), com objetivo de prepará-los para o desenvolvimento de atividades on-line.

Com a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), os profissionais da educação enfrentam antigos e novos desafios. É neste contexto que o curso se constitui como uma iniciativa de formação continuada para docentes e técnicos administrativos.

Ofertado por meio da internet, o curso completo será dividido em módulos. No módulo I, o principal objetivo é a apresentação de possibilidades de utilização da plataforma Moodle para contribuição em práticas de pesquisa, ensino, extensão e administração, na perspectiva da educação on-line. O Moodle é uma plataforma destinada ao ensino a distância que permite, por exemplo, ministrar aulas, disponibilizar material de estudos, promover debates, propor atividades colaborativas, realizar avaliações e estender a interação com estudantes e colegas de trabalho para além de momentos presenciais.

O Módulo I, denominado Moodle em Ação, possui carga horária de 45 horas e será realizado com mediação pedagógica. Este módulo será dividido em quatro componentes curriculares: na primeira semana serão apresentados os Fundamentos da Educação Híbrida; nas segunda e terceira semanas serão estudadas Atividades de Mediação em Aprendizagem Virtual. Já nas quarta e quinta semanas serão desenvolvidos a Produção de Materiais Didáticos e o Planejamento Didático Pedagógico na Educação a Distância.

É preciso destacar que durante todas as semanas serão utilizados recursos e atividades do Moodle e será solicitada ao participante uma dedicação mínima de 10 horas semanais para estudos. A certificação vai ser emitida para os cursistas que obtiverem 75% de frequência. A aula inaugural está prevista para 19 de junho.

O curso Práticas Educativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem foi desenvolvido pelo campus Salvador, por meio de sua Diretoria Adjunta de Ensino a Distância, e pelo campus Lauro de Freitas.

Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail cursomoodle2020@gmail.com.