Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > Ciclo sobre livros que retratam o Brasil inicia transmissões nesta quarta-feira (17)
conteúdo

Ciclo sobre livros que retratam o Brasil inicia transmissões nesta quarta-feira (17)

por Henrique Soares publicado: 12/06/2020 16h05, última modificação: 16/06/2020 08h02

O Laboratório de Estudos Brasil Profundo do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai realizar a partir desta quarta-feira (17), às 15h, o II Ciclo de Estudos do Laboratório de Estudos Brasil Profundo.

A atividade de extensão tem como objetivo estudar características contemporâneas do povo brasileiro, utilizando livros que abordam estudos sobre a realidade brasileira. Esses estudos serão transmitidos pelo canal Brasil Profundo no YouTube.

O ciclo é aberto ao público e não exige inscrições prévias. De acordo com os coordenadores, haverá uma lista para os participantes interessados na certificação. Eles sugerem que os interessados se inscrevam no canal do YouTube para acompanhar as atividades do Laboratório.

Na transmissão de quarta-feira o professor Sinval Araújo vai expor as ideias de A Valsa Brasileira, livro da economista Laura Carvalho. No dia 22 de julho, o docente Fábio Baldaia vai comentar“ Sobre o autoritarismo brasileiro”, da historiadora e antropóloga Lília Moritz. Na edição de 26 de agosto, o professor Wagner Vinhas abordará “A elite do atraso” do sociólogo Jessé Souza. O ciclo encerrará as transmissões com “A Utopia brasileira e os movimentos negros”, escrito pelo antropólogo e historiador Antônio Risério, que será exposto pelo docente Tiago Medeiros.

O Laboratório de Estudos Brasil Profundo é um grupo de estudos que tem como finalidade realizar atividades anuais de extensão para interpretar o Brasil através da apresentação e discussão de livros referência nas discussões e pesquisas correlatas. A ideia é o estudo do que o grupo denomina “Brasil Profundo”, ou seja, formas de organização e práticas sociais do brasileiro comum que, de acordo com o que eles explicam, permanecem incompreendidas pela elite intelectual do país e desassistida das instituições oficiais.

Mais informações: https://brasilprofundoifba.blogspot.com/

Comunicado da coordenação do Laboratório de Estudos Brasil Profundo divulgado hoje, 16 de junho: 

"O Laboratório de Estudos Brasil Profundo comunica a suspensão das atividades relacionadas ao II Ciclo de Estudos, que começaria nesta quarta-feira (17). Agradecemos a compreensão. Oportunamente, atualizações serão publicizadas".