Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > Campus Salvador em parceria com o IFPB promove Capacitação em Ferramentas do Google para Ensino Remoto

publicado: 30/07/2020 17h24, última modificação: 30/07/2020 17h24

O campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vai ofertar o curso de Capacitação em Ferramentas do Google para o Ensino RemotoO principal objetivo é capacitar os professores para uso das ferramentas Google, com ênfase na plataforma Google Sala de Aula.

O IFPB disponibilizou 60 vagas para o campus do IFBA que fica localizado na capital baiana. Vagas também foram ofertadas para outros campi do IFBA.

Cada chefe de departamento do campus Salvador deve indicar dois professores para participarem do curso. Os docentes cursistas poderão atuar como multiplicadores do conteúdo da formação em seus respectivos departamentos, já que não há vagas suficientes para todos os professores do campus.

Devido ao prazo reduzido, as inscrições dos docentes indicados por seus departamentos devem ser realizadas hoje, 30 de julho, até as 22h, por meio do formulário eletrônico já divulgado através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Somente os servidores docentes indicados deverão realizar inscrição.

A Diretoria Adjunta de Educação a Distância (DAEaD) precisará repassar as informações destes formulários à Diretoria de Educação a Distância e Programas Especiais (DEADPE) do IFPB para inscrição dos cursistas até sexta-feira (31).

Com carga horária de 39 horas, o curso para o IFBA está previsto para acontecer de 3 a 28 de agosto, através da plataforma Google Sala de Aula. O acesso aos conteúdos se dará por meio de conta de e-mail do Gmail. Os professores do IFPB, Joabson Nogueira de Carvalho e Alexandre Fonseca D'Andrea, serão os facilitadores. Tutores da instituição paraibana também auxiliarão no processo de ensino-aprendizagem. A formação inclui as seguintes temáticas:

1. Apresentando as ferramentas do Google disponíveis na sua conta institucional.

2. Trabalhando com armazenamento em nuvem.

3. Criando sua turma no Google Sala a partir do SUAP.

4. Configurações gerais do AVA – Mural, Atividades, Pessoas, Notas, Agenda.

5. Organizando sua disciplina no Google Sala de Aula.

6. Disponibilizando material no Google Sala de Aula.

7. Criando “atividades” no Google Sala de Aula.

8. Criando “atividades com testes” - Trabalhando com formulários do Google.

9. Opções avançadas de edição de formulários do Google.

10. Perguntas (fórum com atribuição de notas) no Google Sala de Aula.

11. Fórum de discussão (sem atribuição de notas) no Google Sala de Aula.

12. Trabalhando com Rubricas no Google Sala de Aula.

13. Gerenciamento das notas e dos alunos no Google Sala de Aula.

14. Outras ferramentas do Google para educação.

Demais Informações (dúvidas): daead.salvador@ifba.edu.br

Com informações do site IFPB, campus João Pessoa