Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > Atividade de extensão reuniu palestrantes do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia

por Jamile Teixeira publicado: 15/07/2020 18h56, última modificação: 16/07/2020 08h31

(Re)vivir en la pandemia: diálogos plurales en Latinoamérica reuniu palestrantes do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia com o objetivo de promover um diálogo integrador linguístico e cultural sobre as demandas e potencialidades durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ajudando os participantes a repensar a saúde física, emocional e intelectual por meio de diferentes saberes populares e acadêmicos.

A atividade de extensão, coordenada pela professora de língua espanhola do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Itamaray Nascimento, aconteceu entre os dias 1° e 10 de julho, através da ferramenta Google Meet, e contou com a participação de estudantes das modalidades integrada, subsequente e superior do IFBA, de estudantes de escolas e universidades da capital e de interiores baianos, bem como de pessoas de diferentes áreas de atuação.

A ideia do projeto surgiu para expandir discussões que a professora Itamaray já realizava em sala de aula. “No ano de 2019, levei à sala de aula alguns temas relativos à saúde mental, emocional e o repensar da educação para a vida, para o viver em sociedade”. A docente acrescenta que a atividade contempla as áreas temáticas da educação, da saúde, da cultura e das artes e que se caracteriza “como um ciclo de debates que busca possibilitar aos estudantes do IFBA e à comunidade externa maior contato com discussões em torno dos desafios e das possibilidades de se viver o isolamento no período de pandemia da Covid-19 contribuindo para a construção de um diálogo em que a vida possa ser (re)pensada, recorrendo aos diferentes saberes como a música, a leitura, dentre outros”, aponta.

O primeiro encontro do evento foi com a professora e nutricionista Roberta Casaes que discutiu a relação da alimentação com a gestão das emoções. O segundo encontro foi com professora chilena Trinidad Arellano que tem formação em fomento leitor. Durante o encontro intitulado “El lenguaje crea realidades”, a professora trouxe ao debate além de sua experiência com a leitura, o valor de se aprender outros idiomas. O terceiro encontro foi com a psicóloga e coach colombiana, Stefany Murillo, que tem formações em Direito Internacional Humanitário e Design a partir da Psicologia. A profissional discutiu aspectos relativos à saúde mental, ao consumismo e à noção filosófica da ordem espacial. No quarto e último dia da atividade, o grupo de musicistas do folclore argentino contemporâneo, Eidenai Trio, apresentou discussões sobre a revalorização da música em tempos de isolamento.

A estudante de edificações, Milena Lírio, tem buscado novos aprendizados em atividades virtuais durante o período da pandemia e confessa: “a atividade logo de cara tem me deixado encantada. [...] Além de engrandecer na área linguística, me engrandece na qualidade emocional”. A estudante observa que as discussões contribuíram no exercício da língua espanhola: “consigo trabalhar mais a audição da língua e também a leitura na mesma".

"Todas as palestras contemplaram o contexto de pandemia em que estamos vivendo, tocando os conflitos e as demandas desse momento e, trazendo possibilidades de enfrentamento e de reconstrução da vida”, afirma a docente Itamaray.

O projeto contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto, da Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (Direc), da Diretoria de Ensino (DE) e do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras (Dale) do campus Salvador da instituição.