Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2020 > ​LIVE: Docente lança livro sobre líder do Terreiro Bate Folha nesta terça (19)

​LIVE: Docente lança livro sobre líder do Terreiro Bate Folha nesta terça (19)

por Henrique Soares publicado: 17/08/2020 16h25, última modificação: 17/08/2020 16h50

O livro “Bate Folha: trajetória e memória do Candomblé de Bernardino”, do professor de história do campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Erivaldo Nunes, será lançado nesta quarta-feira (19), às 17h, em live que será transmitida pelo canal do campus no Youtube.

Publicado pela Editora do IFBA (EDIFBA), o livro é resultado de tese de doutorado do docente defendida em 2017, na Universidade Federal da Bahia, em que contextualiza a história social do candomblé Congo-Angola praticado durante a primeira metade do século XX na Bahia.

Em 328 páginas, a obra conta a história de Manoel Bernardino da Paixão, o Tata Ampumandezu, líder do terreiro de candomblé Bate Folha, localizado no bairro da Mata Escura, em Salvador. Falecido em 1946, sua atuação foi considerada relevante no combate à intolerância e na luta para manter as práticas religiosas afro-baianas.

O livro foi publicado como resultado do Edital de Publicações 12/2018 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), por meio da EDIFBA.

A live de lançamento também vai contar com a participação de lideranças e representantes do Terreiro Bate Folha: Cícero Rodrigues Franco Lima/Tata Munguanxi, João Antonio Ferreira dos Santos/Tata Kissendu, Carla Maria Ferreira Nogueira/Makota Mukuámuji e Marco Antonio Nogueira/Tata Nembakalá.

Acesse o livro aqui.