Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2019 > Pesquisas de estudantes serão apresentados em Portugal e no MS

Pesquisas de estudantes serão apresentados em Portugal e no MS

por Henrique Soares publicado: 11/06/2019 13h34, última modificação: 12/06/2019 17h14

Pesquisas produzidas por estudantes do curso superior em engenharia mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, foram selecionados para apresentação em ICNF2019 4th International Conference on Natural Fibers e no 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica.

O trabalho selecionado para o evento que será realizado de 1º a 3 de julho, na cidade do Porto, em Portugal, será apresentado pelo discente Alexandre de Moraes, que já está no décimo semestre letivo e foi orientado pela professora do campus Mirtânia Leão. No artigo Production of briquettes from wild cane (gynerium sagittatum) residue”, os autores explicam sobre a experiência de uso da gynerium sagittatum (conhecida como canabrava e utilizada em artesanato) para produzir briquetes (blocos) que podem substituir carvão e lenha na geração de energia.

Já para o 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Bonito (MS), foram selecionados três trabalhos produzidos por estudantes do campus Salvador e também orientado por Mirtânia. “Análise microestrutural de cerâmicas obtidas a partir da utilização do fino de britagem em matriz cerâmica”, será apresentado pelo estudante do Alberto Oliveira, "Avaliação da adição do pó de polimento do porcelanato nas características fisico-mecânicas e microestruturais em matriz cerâmica", por Michel Giffoni, e “Utilização da escória de alto forno na produção de revestimentos cerâmicos: propriedades tecnológicas e microestruturais”, por Vitor Lacerda. As pesquisas foram desenvolvidas no grupo de pesquisa Compósitos Poliméricos e Cerâmicos.