Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2019 > Alunas do Campus Salvador criam protótipo de climatizador

Alunas do Campus Salvador criam protótipo de climatizador

por Henrique Soares publicado: 27/09/2019 15h44, última modificação: 04/10/2019 11h31

Numa aula de informática do primeiro semestre do curso técnico subsequente em automação industrial, o professor Luiz Machado, responsável pela disciplina, pede aos alunos que elaborem um seminário sobre o assunto estudado. A turma segue rigorosamente as instruções do docente, menos quatro estudantes do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que resolveram ir além e criar um protótipo de um climatizador para apresentar aos colegas.

alunas prototipo de climatizador.jpeg

Andreza Neves, Fernanda Fernandes, Jadiane Campos e Jackeline Guimarães criaram o protótipo em 15 dias, apresentaram em setembro. Elas pontuam que uma das características do invento é ter a função ligar e desligar acionada por meio de um aparelho celular. “Nosso objetivo era simular a automação de ares-condicionados residenciais”, explica Fernanda.

Para alcançar esse resultado, elas utilizaram placa, fiação, isopor, cooler (mini ventilador que fica nos CPUs dos computadores), modem, fonte e fita adesiva. De acordo com os cálculos da equipe, o custo total ficou em torno de 336 reais. Fernanda lembra que foram utilizados conceitos de física e linguagem de programação.

“Ingressar no curso de automação industrial do IFBA trouxe grandes perspectivas para nosso futuro profissional. Ainda estamos no primeiro semestre e por isso só estudamos disciplinas teóricas, mas fizemos uma visita técnica ao laboratório de calibração II do Departamento de Automação e juntamente com a execução desse protótipo pudemos sentir um pouco do que nos espera na prática e estamos muito otimistas e confiantes para os próximos semestre. Estamos com expectativa de aprender bastante e de nos tornarmos excelentes profissionais”, destacou Fernanda.