Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2019 > Sinalário será lançado em evento no campus Salvador

Sinalário será lançado em evento no campus Salvador

Resultado dos Programas Universais 2018

por Jamile Teixeira publicado: 17/04/2019 19h04, última modificação: 17/04/2019 19h04

O projeto “Eletrônica com as Mãos” vai apresentar o primeiro sinalário técnico da área de eletrônica desenvolvido no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).  O evento de lançamento será realizado nos dias 22 e 24 de abril com exposições, palestra, mesa-redonda e outras atividades, conforme a programação.

O sinalário traz sinais técnicos da área de eletrônicautilizados por estudantes surdos em sala de aula na instituição, catalogados.

O material tem como objetivo suprir a necessidade de ter sinais para expressar termos específicos da área da eletrônica. Uma ferramenta de apoio para estudantes e profissionais que trabalham com educandos surdos, facilitando assim o processo de ensino aprendizagem.

A intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e orientadora do projeto, Taís Sousa, conta que percebeu a carência de termos técnicos específicos na Libras, principalmente, nas áreas exatas e científicas desde que ingressou no IFBA, em 2014. “Quando um aluno se formou, no ano de 2017, percebi a possibilidade de perder todo o vocabulário técnico desenvolvido ao longo de quatro anos”, foi quando “surgiu a ideia de reunir o grupo e, por meio de conversão, escolher os sinais que seriam catalogados e divulgados”, completa.

O evento de lançamento será aberto aos estudantes, servidores técnicos-administrativos, professores e funcionários terceirizados do campus.