Servidoras TAE se unem para produção de artigo sobre qualidade de vida no trabalho
Intitulado “Qualidade de Vida no Trabalho: um olhar para os servidores da educação federal”, o artigo das três servidoras Ione Santos, Larissa Fortunato e Telma Torres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, foi publicado no quinto volume de Gestão Pública: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais (GPTAE).
O periódico tem como missão fomentar e despertar o interesse em pesquisa acadêmica e científica realizada pelos profissionais TAE de instituições públicas de ensino básico, técnico e tecnológico e superior no Brasil.
Ione, mestre em Ciências da Educação, atua na biblioteca como revisora de textos. Telma, também mestre em Ciências da Educação, é assistente em administração na Diretoria Adjunta Pedagógica e de Atenção ao Estudante (Depae). Já Larissa é especialista em fisioterapia respiratória e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e desenvolve atividades como assistente de alunos, junto à Seção de Acompanhamento de Atividades de Ensino (SAAE). Apesar de trabalharem em cargos e setores distintos, ao decidirem sobre o tema, as três foram unânimes: qualidade de vida no trabalho.
A pesquisa das técnicas analisou artigos, documentos institucionais e legislações. A produção textual teve como objetivo mostrar a importância da temática em instituições de ensino federal que buscam por gestões participativas e de acordo com a realidade do ambiente de trabalho dos servidores públicos.
Ione espera que outros técnicos do IFBA “possam se interessar pela pesquisa desse e de outros temas, visando o crescimento e aperfeiçoamento intelectual desses servidores bem como a projeção positiva das instituições que representam”.