Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2019 > Projeto "Adote um copo retornável" propõe mudança de hábito

Projeto "Adote um copo retornável" propõe mudança de hábito

por Jamile Teixeira publicado: 31/01/2019 16h11, última modificação: 31/01/2019 18h27

Projeto aprovado em 2018 pela Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Adote um copo retornável sugere que deixemos de lado o uso dos copos descartáveis e passemos a utilizar copos ou canecas duráveis, reutilizáveis e retornáveis.

Os copos plásticos descartáveis são muito práticos, mas demoram centenas de anos para se decompor. Utilizados uma única vez, eles raramente são reciclados, já que sua reciclagem não traz retorno econômico.

A atividade de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, realizou levantamento que indicou o uso e descarte de mais de 320 mil copinhos plásticos descartáveis, por ano, no campus. Do total, cerca de 140 mil são comprados para uso nos setores administrativos e acadêmicos e 180 mil são utilizados por estudantes atendidos pelo Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes (PAAE), no refeitório institucional.

Adote um copo retornável, desenvolvido pela professora Ângela Lima e a estudante de engenharia química Kamilla Carvalho, tem como objetivo reduzir ou até eliminar a utilização de copos plásticos descartáveis na unidade acadêmica. Para isso, canecas de inox e plásticas foram adquiridas com recursos do projeto. Professores, técnicos administrativos e estudantes beneficiados com o auxílio refeição já estão recebendo as canecas para fazerem parte dessa gestão de resíduos sólidos.

O projeto compõe ações desenvolvidas pela Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa).