Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2019 > Grupo de pesquisa lança aplicativo Emile
conteúdo

Grupo de pesquisa lança aplicativo Emile

por Andréa Costa publicado: 02/12/2019 07h00, última modificação: 07/12/2019 15h18

 app emile    app emile    app emile    app emile

Nesta segunda-feira, 2,  o Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo-Real  (GSORT) do Instituto Federal da Bahia lança o aplicativo mobile Emile. O objetivo é disponibilizar uma forma fácil para que professores, alunos e técnicos administrativos possam gerenciar os principais processos acadêmicos do IFBA.

O aplicativo é desenvolvido de forma totalmente integrada a outros sistemas, como o SUAP e o portal do IFBA. Através dele, é possível ter acesso à registro de aulas, frequência, disciplinas ministradas (docentes) e cursadas (estudantes), bem como às notícias publicadas no portal do Instituto.

No momento, Emile oferece funções para professores e alunos. “Estamos levantando quais funcionalidades são mais interessantes para os técnicos-administrativos. O “login” é realizado com a conta do usuário no SUAP, então, a princípio, não iremos contemplar público externo, mas é algo que pode ser reavaliado no futuro”, explica o professor Sandro Andrade, membro do GSORT que desenvolveu o aplicativo junto alguns alunos da graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do campus Salvador.

O projeto é produzido como Software Livre. Todos podem colaborar com sugestões, testes e outros. O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store e no repositório do Emile no GitLab.