Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2019 > Estudantes conquistam medalhas em competições de matemática na Ásia

Estudantes conquistam medalhas em competições de matemática na Ásia

por Jamile Teixeira publicado: 13/08/2019 14h46, última modificação: 14/08/2019 14h26

Três estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, Adauto Oliveira Júnior, Emilly Arcanjo e Lucas Ramos desembarcaram no aeroporto da capital baiana e trouxeram nas bagagens as medalhas conquistadas em competições de matemática disputadas, na última semana, na cidade de Taipei, em Taiwan: Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) e World Mathematics Game Open (WMGO).

A AIMO é uma competição internacional da área de matemática que acontece para que os estudantes possam trocar conhecimentos e aprimorar habilidades de pensamento crítico, proporcionando, desta forma, desenvolvimento educacional e cultural. Já o WMGO possibilita o aprendizado da matemática através de jogos. Na  AIMO, Adalto e Lucas conquistaram a prata e Emilly conquistou o bronze. Já no WMGO, Adauto e Emilly ganharam o ouro e Lucas ficou com o bronze.

O aluno Lucas conta que foi uma experiência enriquecedora, pois além de ter competido e ganhado medalhas, pode conhecer um pouco de Taiwan: “interagimos com pessoas de culturas distintas, tivemos a oportunidade de conhecer a língua nativa, a moeda, a comida e os mais diversos costumes do povo taiwanês, que, por sinal, é muito receptivo”, garante o estudante.

Emilly esclarece que foi a primeira olimpíada em língua inglesa que disputou: “Foi a primeira vez que saí do Brasil. A experiência de estar em contato com pessoas que não falam a nossa língua, poder aprender coisas novas e praticar inglês foi muito enriquecedor e inesquecível. Participamos das duas competições: a olimpíada de matemática e a de jogos, sendo que ambas possuíam algo de diferente das provas que costumamos fazer e, assim, geraram um ganho de conhecimento único”, comemora a aluna.

Foi um ótimo resultado" para a primeira participação do Instituto na AIMO e WMGO, acredita o professor Acélio Rodrigues que destaca o trabalho direcionado para as olimpíadas desenvolvido por docentes do campus Salvador do IFBA. A unidade oferta, semanalmente, treinamento para as olimpíadas de matemática, com resolução de questões.