Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notícias > 2019 > Campus Salvador se destaca em prêmio de inovação do IFBA
conteúdo

Campus Salvador se destaca em prêmio de inovação do IFBA

por Henrique Soares publicado: 10/06/2019 12h51, última modificação: 10/06/2019 13h19

O campus Salvador se destacou no concurso “Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão”. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde do último dia 30 de maio , na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA).  

Na categoria "Técnico-Administrativo em Educação", a primeira colocação ficou com a ideia inscrita pela tradutora e intérprete de Libras do campus Gabriela Mattos, premiada com R$ 4 mil pelo pitch (apresentação rápida de um produto ou um negócio) e proposta do "Informe Libras".

Gabriela explica que o objetivo do "Informe Libras" é colocar os estudantes surdos numa posição de igualdade em relação aos ouvintes. “Eles receberão todas as informações institucionais e oficiais acessíveis em Libras através de uma TV que ficará na Praça Vermelha. Assim os surdos saberão de eventos, torneios esportivos, avisos, editais e quaisquer outras informações destinadas aos estudantes. A ideia é de que também tenha um letreiro ao lado da TV passando as informações, beneficiando a todos os estudantes do campus, pois criarão o hábito de leitura e se manterão informados”, explica.

Entre os discentes de nível superior e pós-graduação, o pitch e proposta do MedLog, da estudante de engenharia industrial mecânica do campus Salvador Marília Bortolotto, alcançou o terceiro lugar e foi premiada com R$ 1 mil.  O MedLog é uma plataforma para celular e site que exibe as clínicas e hospitais localizados próximos ao usuário. “A intenção é mostrar todas as informações acerca do serviço ao qual ele procura, horário de funcionamento, valores e planos de saúde aceitos, avaliação e feedback dos pacientes sobre o local, a localização no mapa e fotos, se é acessível a pacientes com deficiência, etc”, comenta. A discente conta ainda que a ideia surgiu após um problema que teve com seu antigo plano de saúde para encontrar um médico com urgência. “Acabei sofrendo com informações incorretas e desencontros com locais que aceitassem o plano”, recorda Marília.  

O concurso é uma ação estratégica do Departamento de Inovação (Dinov) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) para promover a cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

 

registrado em: , , ,