Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notas e Comunicados > 2023 > Cursos de graduação: guia de matrícula e horários do semestre 2023.2 estão disponíveis

publicado: 07/07/2023 18h48, última modificação: 10/07/2023 13h51

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, publicou o guia de matrícula e o plano de horários para as disciplinas que vão auxiliar as/os estudantes dos cursos de graduação com o planejamento e a solicitação de matrícula no semestre 2023.2. Confira as etapas:

1ª Etapa WEB: De 22/07 a 24/07/2023 - Solicitação no SUAP de inscrição nas disciplinas oferecidas para o 2º semestre letivo de 2023, para alunas/os remanescentes e reintegradas/os à Instituição. Lembramos que nessa etapa, as vagas são por curso. As instruções de como realizar a solicitação de matrícula, bem como acompanhar o status desta solicitação, estão no Apêndice 2 do Guia de Matrícula 2023.2.

Dia 25/07/2023 é dia de confirmar se as disciplinas solicitadas foram atendidas – A/O aluna/o deverá acessar o SUAP, nesta data, verificar se seus pedidos de disciplinas foram atendidos e, se sua matrícula foi confirmada, imprimir e/ou salvar o seu comprovante de matrícula. Para as solicitações não atendidas, as/os alunas/os deverão acessar o portal novamente para a solicitação de matrícula na segunda etapa.

2ª Etapa: De 26 e 27/07/2023 -  Solicitação no SUAP de inclusão de disciplinas para as/os alunas/os que não participaram da primeira etapa, ou que participaram e não obtiveram êxito em suas solicitações de inscrição. Nessa etapa, as vagas são ampla concorrência, para todos os cursos.

Dia 28/07/2023 é dia de confirmar se as disciplinas solicitadas via WEB foram atendidas – A/O aluna/o deverá acessar o SUAP, nesta data, verificar se seus pedidos de disciplinas foram atendidos e, se sua matrícula foi confirmada, imprimir e/ou salvar o seu comprovante de matrícula.

Caso as/os estudantes não tenham obtido êxito na solicitação de disciplinas na matrícula WEB (1ª e 2ª etapa), deverão aguardar a 3ª etapa, para fazer os ajustes de inclusão/exclusão de disciplinas.

3ª Etapa: De 31/07 a 04/08/2023 - Solicitação de matrícula por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/34pR8TnFy3Tth6eW7 para estudantes que:

• não obtiveram êxito na inscrição de disciplinas nas duas etapas da matrícula (inclusão e exclusão);

• não participaram das etapas anteriores;

• faltam menos de três disciplinas para concluir o curso.

As/Os estudantes com dúvidas em relação às disciplinas objeto dos ajustes, deverão obter orientações junto à Coordenação de curso. A/O aluna/o pode requerer o ajuste por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/34pR8TnFy3Tth6eW7, preenchendo todos os campos requeridos e, no final, anexando uma cópia de seu documento de identificação.

Orientações adicionais:

As/Os alunas/os que faltam menos de três disciplinas para concluir o curso deverão fazer a matrícula exclusivamente na 3ª etapa.

As/Os alunas/os ingressantes em 2023.2 serão matriculadas/os automaticamente nas disciplinas do primeiro semestre pela Gerência de Registros Acadêmicos (GRA3). As/Os ingressantes que, porventura, tenham aproveitamento de disciplinas deferido, poderão solicitar alterações de matrícula na 3a etapa.

Recomenda-se que todas/os verifiquem, até 14/07/2023, o acesso à plataforma SUAP (https://suap.ifba.edu.br), com os respectivos usuário e senha cadastrados. Caso haja algum problema com o acesso, a/o aluna/o deverá entrar em contato com a Gerência de Registros Acadêmicos - GRA3, através do e-mail (gra3.grad.ssa@ifba.edu.br).

Recomenda-se que a/o estudante, ao verificar o acesso à plataforma SUAP, efetue atualização dos seus dados pessoais, principalmente informações referentes a e-mail (secundário) e telefones. O tutorial para editar/atualizar os dados pessoais encontra-se no Apêndice 1 do Guia de Matrícula 2023.2.

Contatos:

Diretoria Adjunta da Educação Superior (Daes)
E-mail: daes.salvador@ifba.edu.br
Gerência de Registros Acadêmicos do Ensino Superior (GRA3)
E-mail: gra3.grad.ssa@ifba.edu.br