Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notas e Comunicados > 2021 > Nota sobre atendimento por e-mail
conteúdo

Nota sobre atendimento por e-mail

publicado: 25/01/2021 18h53, última modificação: 25/01/2021 19h08

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador, esclarece à comunidade que o e-mail institucional de domínio @ifba.edu.br não tem conseguido enviar/responder mensagens para contas da Microsoft (e-mails Hotmail, Live, MSN e Outlook) por bloqueio dos provedores.

O chefe do Departamento de Redes e Telecomunicações (DRT) do IFBA, Marcelo do Espirito Santo,  explica que “os provedores de e-mail gerenciam a entrega de mensagens baseados em reputação. Tais reputações são avaliadas a partir da quantidade de mensagens enviadas e pelo número de mensagens maliciosas. Quando uma conta é utilizada para enviar spam, a reputação do domínio @ifba.edu.br cai e os demais provedores bloqueiam por um determinado tempo o recebimento de mensagens originadas no IFBA. Passado esse tempo, eles verificam se o envio de spam persiste e, estando normalizado, volta a receber mensagens originadas no IFBA. Os domínios Microsoft (Hotmail, Live, MSN, Outlook) possuem maior restrição. Além de possuírem um tempo maior de bloqueio, é necessária uma intervenção humana, solicitando o desbloqueio, que nem sempre ocorre, dependendo da reputação. Constantemente, contas do IFBA são utilizadas para envio de spam”. O analista de tecnologia da informação acrescenta que “a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) trabalha, diuturnamente, para minimizar o problema: bloqueando contas que estejam enviando spam, requisitando remoção das black lists e orientando os usuários a utilizarem o serviço se atentando aos requisitos de segurança”.

Caso seja necessário contatar a Instituição, você pode fazer isso através de outras contas de e-mail.

Confira orientações de segurança na internet