Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notas e Comunicados > 2021 > Nota à Comunidade - Ingresso à fase 1 do Plano de Retomada Gradual às Atividades Presenciais

publicado: 01/10/2021 12h10, última modificação: 01/10/2021 12h31

Em reunião ordinária, realizada em 30 de setembro de 2021, o Conselho do campus de Salvador aprovou o pedido do Comitê Local de Prevenção e Acompanhamento à COVID-19 para ingressar, a partir do dia 18 de outubro de 2021, na FASE 01 do Plano de Retomada Gradual às Atividades Presenciais acadêmicas e administrativas nos cursos técnicos, superiores de graduação e de pós-graduação no âmbito do IFBA, regulamentado pela Resolução 28, de 28 de setembro de 2021.

O Conselho definiu as atividades que poderão ser realizadas durante a FASE 01, no campus:

● ENSINO TÉCNICO E GRADUAÇÃO: Realizar o levantamento via formulário sobre a imunização completa dos(as) estudantes das turmas concluintes em 2021;

● PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: Caberá à DPGI e a   DIREC realizarem o controle das atividades presenciais  de acordo com a Resolução 28, de 28 de setembro de 2021; manteremos o fluxo  atual com a exigência da apresentação da carteira digital em PDF: CONECTE SUS ( https://conectesus.saude.gov.br/home)

GESTÃO: Mantidas as atividades remotas, com atividades presenciais de acordo com a demanda da DIRETORIA/SETOR/COORDENAÇÃO/DEPARTAMENTO, Considerando a Resolução 28, de 28 de setembro de 2021;

● SERVIÇOS ESSENCIAIS: Serão mantidos de acordo com as Resoluções do CONSUP nº 07/2020 e nº 30/2020 vigentes e, considerando a nova Resolução nº 28, de 28 de setembro de 2021.

O Diretor Geral e presidente do Conselho Prof. Ives Lima afirma que, nessa primeira fase, ainda não haverá aulas presenciais para os cursos técnicos e de graduação, podendo ocorrer apenas aulas na pós-graduação, atividades de pesquisa e extensão.

Afirma ainda, que os serviços administrativos serão mantidos de modo remoto, com acessos presenciais sob demanda. Os serviços internos e os serviços essenciais continuarão presenciais e sob escalonamento.

Confirma que a DIGP, DE e GSA farão o levantamento dos(as) servidores(as), estudantes e terceirizados(as) que estão imunizados(as), conforme preconiza a resolução e, caberá à DEPAD auxiliar no controle do acesso ao campus.

Também considera a decisão do Conselho do campus como assertiva, pois o Plano de Retomada Gradual (PRG) tem 5 FASES (Fase 0: a atual; as Fases 1, 2 e 3, com duração mínima de 30 dias, e a Fase 4 que representa a volta definitiva ao presencial).

Acredita-se que, havendo o cumprimento de cada fase aprovada no documento do CONSUP, seja possível vislumbrar o retorno presencial no ano letivo de 2022, o qual, segundo o nosso calendário acadêmico, acontecerá em fevereiro de 2022. Entretanto, para que isso se concretize, se faz necessário que o ingresso à FASE 4, passe obrigatoriamente, pelas FASES 1, 2 e 3.

IVES LIMA DE JESUS
DIRETOR GERAL