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Dúvidas Frequentes sobre a seleção para auxílios

Edital Nº 07/2020/ Gestão Local de Assistência Estudantil do IFBA/ Campus Salvador

publicado: 13/10/2020 17h02, última modificação: 13/10/2020 17h04

O Serviço Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, elaborou uma lista com respostas sobre dúvidas que frequentemente tem surgido relacionadas à seleção para o auxílio financeiro estudantil emergencial, o auxílio de inclusão digital emergencial na modalidade de oferta de pacotes de dados ou serviço de internet e o auxílio de inclusão digital emergencial na modalidade aquisição de equipamentos, manutenção e/ou melhorias de equipamentos de informática.

A resposta para sua pergunta pode estar logo abaixo. Confira!

 

DÚVIDAS FREQUENTES - AUXÍLIOS DIGITAIS E EMERGENCIAL (EDITAL 7) - IFBA/ CAMPUS SALVADOR

 

QUEM PODE SE INSCREVER?

Os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Nível Médio (Forma Integrada, Integrada/EJA, Subsequente) e Nível Superior do IFBA/Campus de Salvador e que tenha aderido cursar o período suplementar não presencial /Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia causada pela COVID-19.

OBS: Conforme edital, será dada prioridade aos estudantes que estejam cursando disciplinas em detrimento dos matriculados em estágio e em trabalho de conclusão de curso.

 

COMO FAÇO A MINHA INSCRIÇÃO?

O processo de inscrição se dará de forma eletrônica, via preenchimento do formulário de inscrição através do SUAP (entre com seu login e senha) e envio dos documentos solicitados.

 

COMO ACESSO O SUAP?

Estudantes novos (matrícula 2020) podem se inscrever, se vão aderir ao período suplementar que será realizado este ano.

Para conseguir número de matrícula ou problemas com acesso, contate:

Se for do nível médio: gra2@ifba.edu.br – Cursos do integrado tem lista no site:

Se for nível superior: gra3@ifba.eu.br

Para realizar o primeiro acesso ao SUAP, o estudante deverá acessar o
endereço eletrônico: http://www.suap.ifba.edu.br, e preencher os dados de
usuário e senha:
Usuário:
Matrícula
Senha:
ifba.CPF(apenas números).

Após o primeiro acesso, é recomendável que altere sua senha para uma de uso pessoal. 

 

QUAIS AUXÍLIOS POSSO SOLICITAR?

São 3 tipos de auxílios e você pode pedir os 3:

 

  • Auxílio Financeiro Estudantil Emergencial

Tem a finalidade de estender a proteção social aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, agravada pelos impactos causados pela pandemia da COVID-19, que por alguma questão não consigam suprir despesas que garantam a permanência e o êxito nos estudos. Terá valor mensal de R$ 200,00 (duzentos reais).

 

  • Auxílio de Inclusão Digital Emergencial modalidade de oferta de pacotes de dados ou serviço de internet (TIPO 1)

Tem a finalidade de destinar subsídio pecuniário para obtenção de pacote de dados de internet. Terá valor mensal de R$ 60,00 (sessenta reais).

 

  • Auxílio de Inclusão Digital Emergencial modalidade aquisição de equipamentos, manutenção e/ou melhorias de equipamentos de informática (TIPO 2);

Tem a finalidade de destinar subsídio pecuniário para complementação e apoio na aquisição de equipamentos de informática e/ou manutenção de equipamentos que o estudante já possua. Terá valor (parcela única) de R$ 800,00 (oitocentos reais).

Se for selecionado para aquisição de equipamentos, receberá R$ 800,00 para compra ou manutenção. Terá que comprovar com nota fiscal. Se for maior que 800, vc que complementa. Se for menor, terá que devolver a diferença. Conforme edital o estudante tem 30 dias para comprovar com envio de nota fiscal

 

QUAIS DOCUMENTOS PRECISO PROVIDENCIAR E ENVIAR?

No momento de preenchimento do formulário de inscrição a (o) estudante deverá anexar, para comprovar a caracterização social declarada, os seguintes documentos que tiver (QUANTO MAIS INFORMAÇÕES, MELHOR, POIS SUBSIDIAM A ANÁLISE SOCIAL, MAS SE SUA FAMÍLIA NÃO POSSUI CADÚNICO, SÓ INFORMAR), (enviar em formato PDF ou imagem legíveis):

 

Caso o estudante não disponha da Folha Resumo do CadÚnico, será aceito também como forma de comprovação da situação de vulnerabilidade socioeconômica, o extrato atualizado do Programa Bolsa Família do estudante ou de seu responsável ou Benefício de Prestação Continuada – BPC, no qual constam o nome do beneficiário e o valor do benefício.

 

  • Histórico do nível fundamental (para os estudantes do nível médio integrado e integrado/EJA do IFBA) ou nível médio (para os estudantes que cursam nível médio subsequente e nível superior no IFBA).

 

  • CNIS do estudante, apenas aos estudantes maiores de 18 anos, dos cursos semestrais do IFBA/Salvador (Nível Médio EJA/Integrado; Nível Médio/Subsequente; Nível Superior). Acesso pelo endereço https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/

 

  • Dados bancários (foto da frente do cartão bancário ou comprovante com dados bancários). Caso o estudante não possua, deverá providenciar imediatamente após a publicação do resultado.

 

  • Todos os estudantes precisam enviar declaração de veracidade das informações e de ciência das determinações prevista neste edital, no caso de estudante menor de 18 anos a declaração também deverá ser assinada pelo responsável legal (Anexo I deste Edital) ou na impossibilidade de impressão deste anexo, fazer a declaração da declaração de próprio punho e anexar ao formulário de inscrição.

 

JÁ SOU BOLSISTA, PRECISO ME INSCREVER E ENVIAR DOCUMENTO DE NOVO?

Os estudantes que já são bolsistas do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante – PAAE edital 2019.1 e 2019.2 e bolsistas do auxílio financeiro estudantil emergencial (2020) deverão submeter inscrição neste edital para renovação do auxílio que recebem e análise de ampliação de outros auxílios. Mas não é necessário o reenvio de documentos visto que já passaram por processo seletivo.

 

Quem é bolsista PAAE ou do auxílio emergencial tem que se inscrever, já que há auxílios diferentes neste edital, como o de compra de equipamentos. Mas não precisa enviar documentos, pois já temos seus dados e já passou por seleção.

 

SE FOR SELECIONADO, POR QUANTO TEMPO VOU RECEBER OS AUXÍLIOS?

O período de vigência dos auxílios financeiro emergencial e digital para conexão de internet coincidirá com o disposto nos calendários acadêmicos. Desta forma, os estudantes do Nível Médio na forma Integrada receberão 3 meses (outubro, novembro e dezembro) e os estudantes no Nível Médio (Integrado/EJA e Subsequente) e Nível Superior receberão 2 meses (novembro e dezembro). O auxílio para aquisição de equipamentos será pago em valor único no primeiro mês de recebimento.

 

Tipo do auxílio/Parcelas/Nível ensino

Nível Médio Integrado

Nível Médio (EJA e Subsequente)

Nível Superior

Auxílio financeiro emergencial – R$ 200,00 (item 2.1 do edital)

3 parcelas (outubro, novembro e dezembro)

2 parcelas

(novembro e dezembro)

2 parcelas

(novembro e dezembro)

 

Auxílio digital para conexão de internet – R$ 60,00 (item 2.2 do edital)

 

3 parcelas

(outubro, novembro e dezembro)

 

2 parcelas

(novembro e dezembro)

 

2 parcelas

(novembro e dezembro)

 

Auxílio digital para aquisição de equipamentos – R$ 800,00 (item 2.3 do edital)

 

Parcela única (outubro)

 

 

Parcela única (novembro)

 

Parcela única (novembro)

 

 

QUAIS APARELHOS POSSO COMPRAR?

Os aparelhos que poderão ser adquiridos são: tablet, notebook, desktop, chromebook, e outros aparelhos, que atendam as condições de acompanhamento das AENPEs.

 

OBS: A resolução nº 23/2020 do CONSUP, que embasa a elaboração do edital de auxílios do campus, não impede a compra de celulares com este auxílio, mas as especificações sugeridas devem ser levadas em consideração pelo estudante pensando em qual equipamento melhor atende a sua possibilidade de estudos (acesso as plataformas de aulas, elaboração de trabalhos acadêmicos, etc), conforme segue abaixo.

 

Referências para compra dos equipamentos:

 

As referências apresentadas a seguir servem apenas como embasamento para a escolha do equipamento, ficando a critério do aluno escolher o aparelho com outras especificações, desde que não tenha qualidade inferior à descrição: Tablet, com tela capacitiva com tamanho mínimo de 8” polegadas, multitoque com o mínimo de 5 (cinco) pontos simultâneos, com IPS e com resolução mínima de 1024x800. Memória RAM mínima de 2GB, armazenamento interno de 16GB ou superior, armazenamento externo mínimo de 32GB por meio de cartão de memória do tipo micro sd. Processador: quad core de no mínimo 1.3 Ghz, câmera frontal: mínimo de 1.3MP, câmera traseira mínimo de 2MP, suporte a SIM Card, conectividade mínima: Wi-Fi , 3G ou superior, Bluetooth 4.0, ou superior, entrada para fone de ouvido com microfone e porta micro usb. Sistema operacional: Android na versão 8 (oito), ou superior, carregador, bateria de no mínimo 5000mAh, e garantia mínima de 12 (doze) meses, do fabricante a contar do recebimento. Deverá ser fornecido com embalagem original do fabricante, cabo micro usb usado para transferência de dados e alimentar dispositivo, carregador automático (entrada 110v e 220v) e manual em português.

 

Medidas de segurança:

 

Se a compra for realizada pela internet, confira a identidade do site e certifique-se de que ele é seguro e confiável. Para isso, verifique se no endereço eletrônico da página existe a sigla "https". Também procure pelo ícone de um cadeado ou uma chave a esquerda do endereço da página. Se sim, clique em cima do cadeado ou da chave e verifique se aparece uma mensagem infamando que a conexão é segura. Confira se a loja onde irá realizar a compra consta em listas de sites a serem evitados, como a lista mantida pelo procon de São Paulo http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. Por fim, realize a compra em um site ou loja seguros. Evite computadores de lan houses, cybercafés e não utilize uma rede wifi pública para fazer a compra, a fim de evitar a clonagem dos dados pessoais.

 

COMO COMPROVO A COMPRA DO EQUIPAMENTO?

Os documentos comprobatórios da aquisição, emitidos em nome do estudante, incluindo o seu RG ou CPF, relativa aos gastos, deverão ser digitalizados e enviados em formato pdf ou Imagem através da plataforma SUAP, no endereço: https://suap.ifba.edu.br, no campo destinado a esta finalidade.

 

O equipamento de informática deverá estar em nome e no CPF do discente e o prazo máximo de 30 dias após a aquisição dos recursos tecnológicos para comprovação obrigatória.

 

SE O EQUIPAMENTO QUE EU COMPRAR FOR MAIOR QUE O VALOR DISPONIBILIZADO (R$ 800,00)?

Caso a aquisição realizada seja superior a R$ 800,00(oitocentos reais), a diferença será arcada pelo estudante.

 

SE O EQUIPAMENTO QUE EU COMPRAR FOR MENOR QUE O VALOR DISPONIBILIZADO (R$ 800,00)?

Caso a soma dos valores utilizados na aquisição do equipamento seja inferior a R$800,00 (oitocentos reais), o estudante deverá fazer a devolução do valor restante não utilizado ao erário, através Guia de Recolhimento da União –GRU. Para tanto, o estudante deverá solicitar a emissão da GRU a Diretoria Adjunta de Orçamento, Finanças e Contabilidade - DOF através do e-mail dofsalvador@ifba.edu.br.

 

QUEM TEM PRIORIDADE PARA RECEBER OS AUXÍLIOS? 

Na impossibilidade de atendimento de todos os (as) estudantes inscritos(as), serão utilizados critérios de vulnerabilidade, tendo prioridade:

 

  • Estudantes selecionados(as) no PAAE editais 2019.1 e 2019.2;

 

  • Estudantes selecionados(as) no Auxílio Financeiro Estudantil em Caráter Emergencial (edital nº 02/2020/ DEPAE);

 

  • Estudantes com menor renda familiar per capita com teto de até um salário mínimo e meio: Pertencer à família em situação de vulnerabilidade socioeconômica com renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio vigente (Conforme estabelecido pelo PNAES – Decreto 7.234/2010); possuir cadastro familiar ativo e atualizado no CADÚNICO; e seja beneficiária de algum Programa Social do Governo Federal;

 

  • Estudantes oriundos de escola pública: Ter cursado a etapa anterior de ensino (FUNDAMENTAL, no caso dos estudantes integrado e MÉDIO no caso dos estudantes do superior) em escola pública ou privada com bolsa integral;

 

  • Estudantes em acompanhamento social realizado pelas assistentes sociais do IFBA/Campus de Salvador.

 

  • Será da dada prioridade aos estudantes que estejam cursando disciplinas em detrimento dos matriculados em estágio e em trabalho de conclusão de curso.

 

QUANDO SABEREI O RESULTADO?

Acompanhe o cronograma:

ATIVIDADE

PRAZO

LOCAL

Lançamento do Edital e divulgação

        05/10/2020

Sítio do IFBA e redes sociais

Inscrição e envio de Documentos

    05 a 18/10/2020

Acesso SUAP (login e senha do estudante)

Confirmação dos Inscritos

        19/10/2020

Acesso SUAP (login e senha do estudante) e sítio do IFBA/Salvador

Análise Socioeconômica

    19 a 23/10/2020

 

Resultado preliminar

        23/10/2020

Sítio do IFBA OU SUAP

Fase de Recurso

   24 a 27/10/2020

Acesso SUAP (login e senha do estudante)

Análise dos Recursos

    26 a 28/10/2020

 

Conferência de adesão do estudante às AENPS

    26 a 28/10/2020

 

Resultado Final

        29/10/2020

Sítio do IFBA

  

Contatos das assistentes sociais por curso que acompanham:

 

Cursos Nível Médio/Integrado (Automação, Mecânica e Refrigeração):

E-mail: integrado.seso.eliana@gmail.com

WhatsApp: (71) 99925-2204 (Assistente social - Eliana Nascimento)

 

Cursos Nível Médio/Integrado (Geologia, Eletrônica e Edificações):

E-mail: integrado.seso.fabiana@gmail.com

WhatsApp: (71) 99170-8577 (Assistente social - Fabiana Ribeiro)

 

Cursos Nível Médio/Integrado (Eletrotécnica e Química):

E-mail: eletrotec.quim.seso@gmail.com

Assistente social - Vanessa Vilasboas)

 

Cursos de Nível superior e Nível Médio das formas subsequente e EJA/Integrado:

E-mail: sup.sub.eja.seso@gmail.com

WhatsApp: (71) 98362-6165 (Assistente social - Heide Damasceno)

 

COMO FAÇO PARA ENVIAR A DECLARAÇÃO DE VERACIDADE (Anexo I)?

Você tem 3 opções:

  1. Imprimir, assinar, digitalizar e enviar;

  2. Usar assinatura digital, se tiver;

  3. Escrever o texto em folha em branco, datar, assinar, tirar foto e enviar.

 

 

TERMO DE VERACIDADE DE INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS APRESENTADOS PARA O EDITAL DE AUXÍLIO INCLUSÃO DIGITAL EMERGENCIAL E DA NECESSIDADE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (IFBA –SALVADOR)

 

 

 

Declaro, para os devidos fins, que li, estou ciente e que cumpro todos os requisitos do EDITAL nº 07 de outubro de 2020 do IFBA, Campus Salvador. Ratifico que as informações foram preenchidas pelo estudante e por seu responsável legal (para menores de 18 anos). Declaro serem verdadeiras as informações repassadas, os documentos a apresentados, bem como a originalidades das assinaturas. Estou ciente de que a omissão de informação ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou divergentes podem resultar em processo contra mim dos tipos: PENAL (crime de falsidade ideológica) e CÌVEL (ressarcimento por prejuízos causados a terceiros). Autorizo a devida investigação e fiscalização para fins de averiguação e confirmação das informações acima, caso seja necessário. Declaro, ainda, que estou ciente de que constatada qualquer regularidade, será anulado o direito ao(s) auxílio(s), sendo o caso encaminhado para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Estou ciente da necessidade de apresentar prestação de contas referente à aquisição dos equipamentos ou serviços executados com o recurso da Assistência Estudantil bem como devolução do recurso restante, no caso de necessitar de valores inferiores ao recebido.

 

 

 

 

___________________________

Assinatura do Estudante

 

 

_________________________________

Assinatura do Responsável Legal

(para menores de 18 anos)

 

 

 

 

COMO CONSEGUIR A DECLARAÇÃO DO CNIS?

1. Acesse o seguinte endereço:

https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/inscricao/filiado/identificar.xhtml

2. Nessa página, escolha "Cidadão"

3.Após escolher a opção “Cidadão”, em “Inscrição” escolha “Filiado”

 

4.Agora, preencha os campos “Nome do Filiado”, “Nome da sua Mãe”, “Data de Nascimento”, “CPF”.

5.Após preencher esses campos com seus dados pessoais, clique no campo “Confirmar

Se a pessoa já tem inscrição, basta logar no meu INSS https://meu.inss.gov.br e tirar o Extrato de Contribuições.

 

 

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