Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Cerimonial
conteúdo

Cerimonial

por Thais Regina Prado Ribeiro publicado 03/09/2019 17h03, última modificação 13/09/2019 10h34

Cerimonial é o conjunto de formalidades que devem ser seguidas em atos públicos e solenes. É a sequência de acontecimentos que resultam em um evento. Protocolo é a regra cerimonial diplomática estabelecida por decreto ou pelos costumes.

Cerimonial e protocolo regem as relações de civilidade entre as autoridades constituídas nos âmbitos universitário, jurídico, diplomático, privado e em todas as instâncias do poder público.

O Cerimonial, como norma de comportamento nas instituições de ensino, contribui para um melhor desempenho da instituição e na preservação da sua própria imagem, já que, na ocasião de solenidades, cerimônias, atos oficiais, ordena, corretamente, o desenvolvimento de qualquer ato público o qual necessitem de formalidades. 

A importância de cerimonial no IFBA se constitui como um forte contributo às atividades científicas, culturais, administrativas e acadêmicas de modo geral, colaborando para o fortalecimento da identidade, promoção institucional e memória da instituição. 

Disponibilizamos, abaixo, a nova edição do Guia de Eventos para a Rede Federal e a Portaria que regulamenta os espaços da Reitoria, que deve nortear as demais unidades do IFBA: 

 

Os pedidos de reserva para o Espaço Cultural 2 de Julho (Reitoria) deverão ser solicitados via SUAP, pelo público interno, e por e-mail, para cerimonial@ifba.edu.br pelo público externo. 

Tempo de reserva, aprovação do pedido, prazo para cancelamento, pedido de cancelamento ou remarcação, valores e outros outras tratativas relacionadas a reserva, estão detalhadas no tópico 7 do Regulamento para Utilização do Espaço Cultural 2 de Julho.

A reserva e locação dos espaços dos demais campi deverão ser tratados diretamente com seus respectivos diretores gerais, devendo seguir regras semelhantes à reitoria.