Você está aqui: Página Inicial > PRPGI > Notícias > 2019 > Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação acontece final de outubro
conteúdo

Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação acontece final de outubro

por Iali Moradillo publicado: 16/10/2019 11h30, última modificação: 22/10/2019 08h44

 No dia 30 de outubro, irá acontecer a 16ª edição do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Este ano, a novidade é a realização simultânea em duas cidades: Salvador e Vitória da Conquista.

De caráter anual, o evento é aberto ao público e tem por objetivo divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica e inovação, desenvolvidos no Instituto pelos alunos bolsistas e orientadores que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), programas mantidos com cotas institucional e de agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Apesar de ser realizado em duas cidades, o evento envolve todo o IFBA e haverá apresentação de alunos de outros campi, como Barreiras, Eunápolis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro e  Simões Filho. As palestras de abertura terão início às 9h e abordarão questões relativas à iniciação científica. Em Salvador, o tema será "A pesquisa científica no Brasil de hoje: importância e desafios", ministrada pelo professor Eric Barreto de Oliveira. Já em Vitória da Conquista, o professor André Rosa Martins abordará o seguinte tema "A importância da Iniciação Científica para o fortalecimento da Pesquisa, da PG e da Inovação".

No campus Salvador, o Sicti acontecerá na mesma semana em que será realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), evento que congrega a realização de atividades de divulgação científica com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro.