Você está aqui: Página Inicial > PRPGI > Notícias > 2019 > Gestores da PRPGI apresentam planejamento estratégico para a Gestão da Inovação em Brasília
conteúdo

Gestores da PRPGI apresentam planejamento estratégico para a Gestão da Inovação em Brasília

por Iali Moradillo publicado: 13/12/2019 08h17, última modificação: 13/12/2019 13h44

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, os gestores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), Vanessa Mendes, pró-reitora, e Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação (Dinov),  estiveram presentes em Brasília (DF) para apresentação do planejamento estratégico da gestão da inovação do IFBA como resultado do curso de capacitação em Gestão de Inovação realizado ao longo de 2019.

Curso em Brasilia.jpegPromovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a  agência de pesquisa aplicada australiana Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), a capacitação teve como objetivo promover a consolidação da Política de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT),  por meio da capacitação de servidores para boas práticas de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e extensão tecnológica, com foco na  pesquisa aplicada às demandas reais dos setores produtivos e da sociedade civil.

Uma das ações decorrentes do curso foi a realização, em julho deste ano, do evento “Café Inovação”, que reuniu representantes de agências de fomento e secretarias do governo do Estado da Bahia para discutir como IFBA poderia  contribuir com desenvolvimento do Estado por meio de pesquisa aplicada.

A capacitação se iniciou em março deste ano e finalizou agora em dezembro. Como resultado do curso, o IFBA reformulou o Planejamento Estratégico de Gestão da Inovação (PEGI) com ênfase na gestão da inovação e no  desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços, em consonância com estratégia de articulação com parceiros e interação em arranjos produtivos locais.

Além de Mendes e Caribé, a equipe do IFBA foi composta pelos servidores Evelyn Seilhe, Dinov, e Antonio Bitencourt, ex-diretor executivo da PRPGI e colaborador do Polo de Inovação Salvador (PIS). A formação foi dividida em cinco etapas, sendo três presencias e duas na modalidade Ensino à Distância, além de mentorias mensais. O IFBA foi uma das 15 instituições da Rede Federal que teve sua proposta selecionada por edital em 2018.

Notícia relacionada : PRPGI promove Café Inovação