Você está aqui: Página Inicial > PRPGI > Notícias > 2019 > Capes abre 1.800 novas bolsas de pós-graduação em áreas estratégicas*
conteúdo

Capes abre 1.800 novas bolsas de pós-graduação em áreas estratégicas*

publicado: 27/11/2019 09h34, última modificação: 27/11/2019 09h34

 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou na última terça-feira (26), protocolo de intenções com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) para investir R$ 200 milhões, nos próximos quatro anos, em cursos de mestrado e doutorado estratégicos e de relevância para o desenvolvimento regional de acordo com as definições de cada estado.

Com o recurso, serão concedidas 1.800 bolsas de pós-graduação, a partir de março do próximo ano. “A pós-graduação na Capes evoluiu muito, viramos referência mundial. Mas, as necessidades de hoje são diferentes das do início do século. Então, nós temos que nos atualizar através de parcerias”, disse Evaldo Vilela, presidente do Confap.

Para definição dos cursos a serem atendidos, cada estado ficará encarregado de elencar as áreas que querem priorizar. A partir dessa escolha, serão apontados pela Coordenação os programas de pós-graduação a serem atendidos. Serão atendidos cursos considerados emergentes e em fase inicial de implantação, com notas 3 ou 4 na avaliação do órgão.

Pelo documento, as duas instituições assumem o compromisso de atuar de maneira articulada para a definição de um programa no prazo máximo de dois meses. Além do aporte de recursos, a Capes coordenará os trabalhos. Caberá ao Confap ajustar as ações a serem planejadas com os reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais e outros órgãos do Sistema Estadual de Pós-Graduação e do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A expectativa é de que as entidades atuem em conjunto na seleção das áreas estratégicas dos estados e dos cursos a serem apoiados, além de aportarem recursos de contrapartida – que podem variar de 20% a 50% – com custeio, capital ou bolsas.

*Redação CCS/CAPES

 

 * As informações acima são de responsabilidade da(s) entidade(s) promotora(s) do evento.

registrado em: , , ,