Você está aqui: Página Inicial > PRPGI > Menu DEPARTAMENTOS > Departamento de Inovação > Sobre o DINOV
conteúdo

sobre departamento.jpg

O Departamento de Inovação (ou Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT) surgiu em 2005, diante da necessidade de otimizar as potencialidades da Instituição na área tecnológica, bem como para atender à Lei de Inovação (Lei 10.973, de 02 de dezembro de 2004). Assim, o Departamento de Inovação (DINOV) se constitui como responsável pela implantação, assessoramento, coordenação e gestão de todas as atividades relacionadas à inovação no IFBA.

Nossa missão é gerir a política de Inovação do Instituto Federal da Bahia, disseminando, estimulando, promovendo e acompanhando ações relacionadas à Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do país.

Hierarquicamente vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), subordinadas ao DINOV estão previstas duas coordenações: a Coordenação de Projetos e Articulação Institucional e a Coordenação de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

A Coordenação de Projetos e Articulação Institucional tem por atribuição estabelecer a relação do IFBA com a sociedade, através de projetos de pesquisa inovadores. Já a Coordenação de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia tem por atribuição exercer as competências relacionadas à inovação tecnológica, realizando atividades como registro e acompanhamento de pedidos de proteção de propriedade intelectual, atendimento ao pesquisador e busca de anterioridade.

Prancheta 8.jpg

Prancheta 9.jpg

Prancheta 10.jpg

História

Iniciam-se as atividades em 2005. A partir da aprovação do Projeto MCT/FINEP/Ação Transversal – TIB 02/2006, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), constitui a infra-estrutura mínima necessária.

Em 2007, inicia-se a elaboração da Política de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação do IFBA, documento este que norteia as ações do órgão gestor da inovação do Instituto. O referido documento foi aprovado em 29 de julho de 2013 através da Resolução/CONSUP nº 39. Devido às mudanças impostas pelo novo marco da inovação, a política de inovação do IFBA foi revista e aprovada em 17 de outubro de 2019 através da Resolução/CONSEPE nº 64.

Por ação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e iniciativa de alguns pesquisadores da instituição, em 2009, foi elaborado o projeto Sistema de Inovação do IFBA (SII). O Regimento interno do Sistema de Inovação do IFBA, aprovado em 13 de agosto de 2010 através da  Resolução/CONSUP nº 31. O projeto SII foi submetido e selecionado pelo Edital FAPESB/SECTI 04/2008, que tinha por objetivo apoiar a implantação e consolidação de Sistemas Locais de Inovação em Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT). Os recursos disponibilizados por esse Edital foram fundamentais para a estruturação do órgão gestor da Propriedade Intelectual do IFBA.

Por força da Portaria n° 1.486, de 20 de outubro de 2011 — que designou servidora docente como Coordenadora de Inovação Tecnológica e assistente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação do IFBA —, a denominação do órgão gestor da Propriedade Intelectual do IFBA passou de NIT/IFBA para Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT).

A Portaria 939, de 15 de abril de 2015, designou Professor do magistério superior, para exercer o cargo de Chefe de Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós graduação e Inovação (PRPGI) da Reitoria.Finalmente, a partir dessa portaria – e em harmonia com o Regimento Geral do IFBA – o setor recebe sua atual denominação: Departamento de Inovação (DINOV).

Contato e atendimento