Você está aqui: Página Inicial > PROFNIT - IFBA > Percurso formativo > Defesa de TCC
conteúdo

Defesa de TCC

por Lilian Caldas publicado 01/08/2019 09h14, última modificação 16/10/2020 12h18

 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O Exame de Qualificação consiste na exposição pelo discente do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. Para a realização do exame de qualificação, se faz necessário que todos os discentes façam a matrícula na disciplina PROFNIT21- Exame de Qualificação, desde que tenha concluído e sido aprovado em todas as disciplinas obrigatórias, e solicite o agendamento das bancas de qualificação com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término de cada semestre letivo.

Para tanto, em observância às Normas para Exame de Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso – PROFNIT  se faz necessário que os discentes atendam aos seguintes pré-requisitos, previamente ao Exame de Qualificação (PROFNIT 21):

  • Deverá entregar o aceite do orientador preenchido e assinado (ANEXO 1) durante a disciplina PROFNIT20 - Seminário de Projeto de Mestrado;

  • Ter sido aprovado no componente curricular NIT 20 - Seminário de Projeto de Mestrado, com o respectivo tema do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (ANEXO 2);

  • Entregar o Plano de Trabalho (ANEXO 3) durante a disciplina NIT 20 - Seminário de Projeto de Mestrado;

Para que o discente possa ter o seu Projeto de Trabalho de Concluso de Curso submetido ao Exame de Qualificação, recomenda-se que o projeto possua uma fundamentação teórica robusta e, se possível, apresente resultados preliminares.

Em conjunto com os (as) respectivos (co)orientadores (as), os (as) discentes deverão agendar o Exame de Qualificação e definir a composição da banca de avaliação, composta por 3 (três) membros, com titulação de Doutorado, incluindo o orientador, e (1) um suplente, que deverá ser comunicada a Secretária do Programa para que os convites sejam enviados. A banca para o exame de qualificação será composta pelo orientador e mais dois membros.

Uma vez agendada a defesa e definida a banca, o(a) orientador (a) deverá realizar abertura de processo no SEI requerendo o agendamento da banca com a definição dos membros, data e horário de realização, bem como, anexar os formulários conforme Anexos 4 e 5, além dos demais documentos pertinentes, conforme Normas de Qualificação do Programa.

Atendida as etapas acima, caberá ao aluno, após marcação da banca do Exame de Qualificação, com o objetivo de agilizar a entrega do material, entrar em contato direto com os membros da Banca, no prazo mínimo de 30 dias, para entrega do projeto em versão digital ou versão impressa.

  

DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

A defesa do Trabalho de Conclusão do Curso poderá ser realizada desde que o discente tenha cumprido todas as atividades acadêmicas obrigatórias (de créditos e carga horária para integralização curricular) e ter sido aprovado no Exame de Qualificação.

Faz-se necessário que o (a) discente em conjunto com o orientador observe a modalidade de trabalho de conclusão de curso a qual o seu trabalho atende, conforme Normas para Exame de Qualificação e Trabalho de Conclusão de Curso – PROFNIT.

Acesse os modelos de TCC aprovados pelo Colegiado do PROFNIT-IFBA:

Proposta_Modelo_Artigo (link do documento editável)
Proposta_Modelo_Patente e MU (link do documento editável)
Proposta_Modelo_Projeto de Inovação (link do documento editável)
Proposta_Modelo_Projeto de Intervenção PI (link do do documento editável)
Proposta_Modelo_Relatório_Técnico - 2019 (link do do documento editável)

Assim, em observância as Normas do PROFNIT, o aluno deverá entregar, na secretaria da CAI no prazo de 30 dias antes da data da defesa, o formulário pertinente preenchido e 04 (quatro) cópias do TCC, no formato apropriado. Caberá a secretaria da CAI:

  • Encaminhar aos membros da Banca Examinadora carta-convite e esta norma. Aceito o convite, a CAI ou o estudante (em acordo com as normas Institucionais de cada Ponto Focal) encaminhará o trabalho aos membros da banca.

  • Solicitar, caso julgue necessário, cópias do TCC em papel ou digital, a ser defendido conforme a pertinência ou preferência dos membros da banca;

  • Solicitar aos orientadores(es) os componentes das Bancas para defesa de trabalho de conclusão do curso, a serem homologados pela CAI.

A banca da defesa do Trabalho de Conclusão do Curso deve atender as seguintes questões:

  • Possuir três membros (orientador, membro interno, membro externo ao programa de mestrado) e um suplente, sendo que todos os membros deverão ser obrigatoriamente doutores, mestres ou técnicos com atuação relevante no campo prático.

  • Possuir, obrigatoriamente, um dos membros externo ao PROFNIT.

Em síntese, para realização da qualificação e defesa do TCC, faz-se necessário que o discente percorra o seguinte fluxo.

 

Figura 1: Fluxo para Exame de Qualificação e Defesa do TCC

 Você também pode acompanhar o TCC - passo a passo.

 

Os formulários a serem preenchidos estão disponíveis no site nacional do PPG, em formulários.

As normas gerais e os anexos estão disponíveis no site nacional

 

 As defesas realizadas até o momento estão em nível nacional estão disponíveis no site aqui.

DEFESAS REALIZADAS

Ordem Data/Dia Título Mestrando( a) Dr.(a) Banca
1 11/12/2019 Proposta de Planejamento Estratégico para o Departamento de Inovação (DINOV) do IFBA Considerando o Novo Marco Regulatório da Inovação EVELYN SEILHE GUERREIRO ELIAS RAMOS SOUZA

Prof. Dr. Elias Ramos de Souza – IFBA (Orientador)
Prof. Dra. Núbia Moura Ribeiro – IFBA (Examinadora Interna)
Prof. Dr. Handerson Jorge Dourado Leite - IFBA (Examinador Interno)
Prof. Dr. Henrique José Caribé Ribeiro – PRPGI -(Examinador Externo) Prof. Dr. Luiz Gustavo Duarte -– PRPGI -(Examinador
Externo) – Suplente

2 30/01/2019 Sustentabilidade Financeira e Organizacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica das Universidades Estaduais da Bahia TARCISIO MAGALHAES CERQUEIRA HANDERSON JORGE DOURADO LEITE Handerson Jorge Dourado Leite, PROFINIT/IFBA;                                  Elias Elias Ramos de Souza, PROFINIT/IFBA;                                                                      Alzir Antonio Mahl, FAPESB;                                                                           Wagna Piler Carvalho dos Santos, PROFINIT/IFBA, Doutora (Suplente).
3 04/02/2019

Modelo de análise de política de incentivo ao desenvolvimento e consolidação dos
núcleos de inovação tecnológica: análise do edital 006/2011 da FAPESB

EDUARDO OLIVEIRA BRITO NUBIA MOURA RIBEIRO  Profª. Drª. Núbia Moura Ribeiro (IFBA), Prof. Dr. Alzir Antônio Mahl (FAPESB), Profª. Drª. Ana Maria Ferreira Menezes (UNEB), Prof. Dr. Eduardo Teles (IFBA) e Prof. Dr. Elias Ramos de Souza (IFBA).
4 29/03/2019 Clube de Cultura de Salvador: Uma Proposta de Modelo de Negócio PAULO ANTÔNIO FERNANDES NETO MARCELO SANTANA SILVA  

Eduardo Oliveira Teles - IFBA (interno) Doutor
Jerisnaldo Matos Lopes - FTC (externo) Doutor
Angela Machado Rocha (suplente) UFBA (externo)

5 17/04/2019  Estudo do Impacto das Aposentadorias na Vida dos Pesquisadores e na Gestão do Capital Intelectual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA ZUNEIA DE JESUS BARROS REIS .ELIAS RAMOS DE SOUZA  Prof. Dr. Elias Ramos de Souza (IFBA), Profª. Drª. Núbia Moura Ribeiro (IFBA), Prof. Ms. Antônio Carlos Cavalcante (IFBA/Procuradoria), Profª. Drª. Rita Maria Weste Nano (IFBA) e Prof. Ms. Antonio Carlos Peixoto Bitencourt (IFBA/Polo Inovação).
6 26/04/2019 Capacitação profissional para a inovação: fatores limitantes ao processo de inovação de microempreendedores individuais” FABRÍCIO LONGUINHOS SILVA MARCELO SANTANA SILVA  

Prof. Dr. Marcelo Santana Silva – IFBA (Orientador)

Prof. Dr. Eduardo Oliveira Teles - Interno - IFBA (Coorientador)

Profª. Dra. Vanessa Mendes Santos – IFBA (Examinadora Interna)

Profª Dra. Valesca Damásio de Carvalho Silva – PPGCont/UFBA (Examinadora Externa)

Prof. Dr. André Luis Rocha de Souza - IFBA (Examinador Interno) – Suplente

7 26/04/2019 Proposta de Aplicação da Tecnologia Blockchain para o Registro de Programas de Computador no Brasil RICARDO RAMOS PASSOS. EDUARDO OLIVEIRA TELES
Prof. Dr. Elias Ramos de Souza – (Orientador – IFBA); Prof. Dr. Henrique José Caribé Ribeiro (Examinador Externo – IFBA); Prof. Dr.. Handerson Jorge Dourado Leite (Examinador Interno – IFBA); Profª. Drª. Wagna Piler Carvalho dos Santos (Examinadora Interna – IFBA); Prof. Dr. Luiz Gustavo da Cruz Duarte (Examinador Interno Suplente – IFBA).
8 26/04/2019 Proposta de Constituição do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) com Personalidade Jurídica Própria á Luz do Novo Marco Legal LEILA MENDES DE OLIVEIRA DALTRO ELIAS RAMOS DE SOUZA Prof. Dr. Elias Ramos de Souza – (Orientador – IFBA); Prof. Dr. Henrique José Caribé Ribeiro (Examinador Externo – IFBA); Prof. Dr.. Handerson Jorge Dourado Leite (Examinador Interno – IFBA); Profª. Drª. Wagna Piler Carvalho dos Santos (Examinadora Interna – IFBA); Prof. Dr. Luiz Gustavo da Cruz Duarte (Examinador Interno Suplente – IFBA).
9 26/04/2019

Proposta de Software de Gestão com Foco em Inovação para Escritórios de
Advocacia

FLÁVIO RODRIGUES LIMA EDUARDO OLIVEIRA TELES

Fabio Marques da Cruz - IFBA (Externo)
Marcio Luis Valença Araújo - IFBA (Interno)
Marcelo Santana Silva - IFBA (Co-orientador)
André Luis Rocha de Souza

10 30/04/2019 “Programa de Ideias Inovadoras do IFBA: Proposição de Melhorias Baseado em Critérios de Avaliação” JAMILE ROSENDO DE OLIVEIRA  MÁRCIO LUIS VALENÇA ARAÚJO Prof. Dr. Marcio Luis Valença Araújo (IFBA) – (Orientador), Prof. Dr. Eduardo Manuel de Freitas Jorge (UNEB) – (Examinador Externo), Prof. Dr. Marcelo Santana Silva (IFBA) – (Examinador Interno), Prof. Dr. André Luis Rocha de Souza (IFBA) – (Examinador Interno Suplente).
11 30/04/2019 “Valoração de Propriedade Intelectual para a negociação e Transferência da Tecnologia: Guia prático de Metodologias, procedimentos e critérios para valoração de patentes no âmbito dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT” ANA RITA FONSECA FERREIRA ANDRÉ LUIS ROCHA DE SOUZA Prof. Dr. André Luis Rocha de Souza (IFBA) – (Orientador), Prof. Dr. Juliano Almeida de Faria (UEFS) – (Examinador Externo), Profa. Dra. Cristiane Freire Silvão (IFBA) – (Examinadora Externa), Profa. Dra. Núbia Moura Ribeiro (IFBA) – (Examinadora Interna Suplente).
12 23/05/2019 Transferência de Tecnologia: Das Noções Gerais de Contrato de Transferência ao Manual Prático  FABRÍCIO DOS SANTOS SIMÕES  WAGNA PILER CARVALHO DOS SANTOS Profa. Dra. Wagna Piler Carvalho dos Santos – (Orientadora) – (IFBA/PROFNIT), Prof. Dr. Irineu Afonso Frey – (UFSC) – (Examinador Externo), Prof. Dr. André Luis Rocha de Souza – (IFBA /PROFNIT) – (Examinador Interno) e Profa. Dra. Núbia Moura Ribeiro – (IFBA/PROFNIT) – (Examinadora Interna Suplente).
13 24/05/2019 Inovação na Política Tarifária do Subsistema Metropolitano de Transporte Rodoviário de Passageiros: O Caso da Região Metropolitana de Salvador MARCELO MIGUEL DA SILVA  MARCELO SANTANA SILVA   Prof. Dr. Marcelo Santana Silva – (Orientador) – (IFBA/PROFNIT), Profa. Dra. Ilce Marília Dantas Pinto – (UFBA/PPEC) – Examinador(a) Externo(a), Msc. Felipe Leonardo Brito Melo da Silva – (AGERBA/Mercado) – Examinador Externo, Prof. Dr. André Luis Rocha de Souza – (IFBA/PROFNIT) – Examinador Interno, Prof. Dr. Francisco Gaudêncio Mendonça Freire (UFBA/PEI) – Examinador Externo Suplente e Prof. Dr. Eduardo Oliveira Teles – (IFBA/PROFNIT) – Examinador Interno Suplente.
14 24/05/2019 Adoção de Sistema de Milhagem por Aplicativos de Carona MOISÉS LEITE SANTOS

EDUARDO OLIVEIRA TELES (Orientador)
MARCELO SANTANA SILVA (Coorientador)

 Prof. Dr. Eduardo Oliveira Teles – (IFBA/PROFNIT) – (Orientador), Prof. Dr. Marcelo Santana Silva – (IFBA/PROFNIT) – (Coorientador e Examinador Interno), Prof. Dr. Fábio Marques da Cruz – (IFBA) – (Examinador Externo), Prof. Dr. Marcio Luis Valença Araújo – (IFBA/PROFNIT) – (Examinador Interno) e Prof. Dr. André Luis Rocha de Souza – (IFBA /PROFNIT) – (Examinador Interno Suplente).
15 07/06/2019 Estratégia de busca de dados em bases de patentes de acordo com o objetivo da busca RITA DE CÁSSIA SANTOS PARANHOS  NÚBIA MOURA RIBEIRO  Profa. Dra. Núbia Moura Ribeiro (IFBA / PROFNIT) – (Orientador), Profa. Dra. Vanessa Mendes Santos Cavalcanti (IFBA) – (Examinadora Externa), Prof. Dr. Paulo José Lima Juiz (UFRB) – (Examinador Externo), Profa. Dra. Wagna Piler Carvalho dos Santos (IFBA/PROFNIT) – (Examinadora Interna Suplente).