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Pró-reitoria de extensão

Aproveitamento de atividades extracurriculares

O aproveitamento de atividades extracurriculares está previsto na Lei n° 11.788/08 e no Regulamento de Estágio do IFBA. O (a) estudante poderá requerer o aproveitamento de práticas profissionais desenvolvidas no mercado de trabalho, bem como sua experiência em atividades de extensão, de monitoria ou relacionados a projetos de iniciação científica, realizadas no âmbito acadêmico.

Em quaisquer dos casos, o (a) estudante deve apresentar o Formulário de Aproveitamento de Atividades Extracurriculares preenchido na Coordenação de Estágio do Campus, e anexar os documentos que comprovem ter realizado tais atividades. São permitidos como documentos comprobatórios de atividades extracurriculares:

      1 - Práticas Profissionais:

  • Declaração assinada pelo chefe imediato ou setor responsável da empresa, no caso de estudante empregado (a), contendo seu nome, o período trabalhado e uma avaliação livre e objetiva acerca de seu desempenho;
  • Inscrição de Microempreendedor Individual (MEI);
  • Atestado de capacidade técnica emitido pelo contratante do serviço contendo o período em que se realizou a prestação de serviço;
  • Notas fiscais de serviços realizados;

    2 - Atividades de Monitoria:

  • Termo de compromisso da monitoria;
  •  Plano de trabalho da monitoria;
  •  Certificado de monitoria;
  •  Comprovação de frequência;

    3 - Atividades de Extensão:

  • Registro do projeto de extensão;
  • Certificado de participação no projeto de extensão;
  • Declaração do Orientador do projeto ou do Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus informando a carga horária dedicada às atividades de extensão;


        4 - Atividades em projetos de iniciação científica:

  • Registro do projeto de iniciação científica;
  • Certificado de participação no projeto de iniciação científica;
  • Declaração do Orientador do projeto ou do Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus informando a carga horária dedicada às atividades de iniciação científica.


O (a) estudante poderá anexar um ou mais documentos, desde que seja possível confirmar a veracidade das declarações ali contidas. O Formulário de Aproveitamento de Atividades Extracurriculares e os documentos anexados serão encaminhados para avaliação do Departamento de Curso respectivo, que poderá emitir parecer ou solicitar diligências complementares.