Você está aqui: Página Inicial > PROEX > noticias > Proex planeja ampliar projeto #PreparaIFBA em 2020

Proex planeja ampliar projeto #PreparaIFBA em 2020

publicado: 10/12/2019 16h50, última modificação: 10/12/2019 17h45

O “intensivão de preparo para o IFBA e para o mundo” ou simplesmente #PreparaIFBA deve chegar a seis bairros de Salvador em 2020. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), responsável pela iniciativa, tem buscado parcerias para viabilizar a ampliação do projeto que oferece aulas de revisão para o Processo Seletivo do IFBA (PROSEL) e atividades profissionalizantes para estudantes em vulnerabilidade social.

Na última sexta-feira (6), a Diretora Executiva da Proex Iara Barreto reuniu-se com a Tenente PM Izabelle Melhor, subcomandante da Base Comunitária de Segurança de Narandiba, e com o Soldado PM Vinícius, coordenador pedagógico da unidade policial, para discutir a viabilidade de oferta do #PreparaIFBA na região.

“Nossa pretensão é ampliar o #PreparaIFBA de quatro para, pelo menos, seis bairros de Salvador em 2020. Devemos continuar nos bairros Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Itapuã e Bairro da Paz. Queremos chegar às áreas do Cabula/Narandiba/Doron, Subúrbio Ferroviário e Cidade Baixa”, conta Iara Barreto.

Segundo a Tenente PM Izabelle Melhor, a experiência de parceria entre o IFBA e a Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz chamou atenção da corporação  e fez com que a equipe de Narandiba entrasse em contato com o IFBA.

“Nós temos interesse de atingir o público-alvo com a faixa etária reduzida, neste caso, os adolescentes que são mais facilmente cooptados pelo crime. Os outros cursos que oferecemos atendem adultos e pessoas de fora do bairro, mas queremos abarcar, prioritariamente, adolescentes que residam na nossa área de atuação”, explicou a subcomandante da Base Comunitária de Segurança de Narandiba.

Ainda de acordo com a Tenente PM Izabelle Melhor, a organização administrativa do IFBA, no âmbito desse projeto de extensão, com contratações de monitores via Processo Seletivo Simplificado, acrescenta pontos positivos para a concretização da parceria. “Nos projetos que fizemos, trabalhamos com voluntários e a gente tinha muita dificuldade, porque, às vezes, o professor faltava e ficava lacuna sem aula. O formato do #PreparaIFBA gera um compromisso, tem um contrato e a gente sabe que o professor vai ter que ir para ministrar a aula”, acrescentou.

Reunião de planejamento do #Prepara IFBA 2020

No prédio onde funciona a base, há estrutura básica de sala de aula com capacidade para 55 estudantes e uma equipe administrativa responsável por projetos de capacitação. Já têm sido oferecidos cursos semelhantes ao #PreparaIFBA, mas para as provas do ENEM, vestibular da UNEB e concurso preparatório de soldado.

De acordo com a Diretoria Executiva da Proex, uma nova reunião com os responsáveis pela Base Comunitária de Segurança de Narandiba está prevista para março do ano que vem.

Sobre o #PreparaIFBA

Para participar do #PreparaIFBA o adolescente deve, prioritariamente, estudar em escola pública, ter renda familiar de até um salário mínimo e meio e ser morador do bairro onde o projeto será realizado ou adjacências. O preparatório oferece aulas teóricas das disciplinas que compõem a prova do PROSEL (forma integrada) – Português, Matemática, História e Geografia – além de atividades extras em áreas como empreendedorismo, robótica, gestão financeira, esporte e cultura. De acordo com a Diretora Executiva da Proex, o projeto é uma atividade de extensão com pretensão de auxiliar o futuro estudante do IFBA não somente a ingressar, mas também a permanecer no Instituto e concluir o curso.

“Muitos alunos conseguem passar na prova, mas não acompanham o nível de exigência de estudo do IFBA por dificuldades oriundas da escola pública. Então, o #PreparaIFBA acaba sendo um reforço inicial para eles”, acrescenta Iara Barreto.

As turmas do #PreparaIFBA 2019, que funcionaram nos bairros Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Itapuã e Bairro da Paz, começaram em setembro e encerraram as atividades, na última sexta-feira (6), com oficinas de robótica, primeiros socorros e gestão financeira. Em 2020, o projeto deve durar seis meses, com aulas de junho a dezembro.

Pró-Reitoria de Extensão
                                                                                                                             Por: Fernanda Aragão (NPD)