Você está aqui: Página Inicial > PROEX > noticias > Aula inaugural do curso de auxiliar de construção civil acontece em Lauro de Freitas
conteúdo

Aula inaugural do curso de auxiliar de construção civil acontece em Lauro de Freitas

por Iara Barreto publicado 01/11/2019 16h49, última modificação 01/11/2019 18h21

Iara Barreto e Marco Antônio Góes (Proex) e Raimar Santos (Campus Lauro de Freitas)
O início de um curso pode não somente marcar uma etapa de formação, mas representar uma mudança de vida. “É maravilhoso porque você sente como se estivesse viva, revivendo tudo que já viveu no passado. Fora depressão, fora tudo de ruim na sua vida, você segue em frente”, conta Janice Teixeira, que participou da aula inaugural do curso de auxiliar de construção civil, realizada ontem, 31 de outubro, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Lauro de Freitas.

FOTO: Leomir Oliveira

 

Janice faz parte do grupo de 120 alunos matriculados no curso, voltado para pessoas a partir dos 18 anos, e ficou atenta a cada boas-vindas nos discursos dos integrantes da mesa de abertura, composta pelo pró-reitor de extensão, Marco Antônio Goes, pelo representante da direção geral do campus Lauro de Freiras, Raimar Barbosa, pela diretora executiva da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Iara Barreto, todos do IFBA, e pelo deputado federal, Barcelar.

                                                                                                                                  Janice Teixeira integra grupo de 120 alunos do curso

“A necessidade de qualificação para uma população que é 80% sem o ensino fundamental é primordial. Não dá para botar todo mundo de novo na escola, mas qualificar essas pessoas para que elas possam desempenhar, ter empoderamento, ter potencialidade para desempenhar suas atividades na sociedade, ganhando de uma forma melhor e mais justa”, afirma Marco Antônio.

 

FOTO: Leomir Oliveira

 

O curso é direcionado para realização de atividades como construção, reforma e manutenção de alvenaria de tijolos, blocos e concreto, contrapisos, revestimentos de pisos e paredes em geral, entre outras habilidades. Com carga horária de 400 horas, distribuídas em seis meses de aulas, está estruturado no âmbito da Formação Inicial e Continuada (FIC),  com previsão de três certificações. A qualificação em auxiliar de construção civil é constituída por três cursos FIC sequenciados: pedreiro de alvenaria, pedreiro de revestimento em argamassa e pintor de obras imobiliárias.      

                                                                                                                Alunos participam de aula inaugural no campus Lauro de Freitas

Os alunos foram selecionados em três bairros de Salvador(Boca do Rio, Itapuã e Nordeste de Amaralina) a partir de um convênio com o Governo do Estado.

“Os cursos FIC têm esse objetivo de trazer de volta para escola aquelas pessoas que pararam de estudar ou que estão há muito tempo sem fazer uma qualificação profissional. É uma oportunidade, sobretudo, porque estaremos nas comunidades”, destaca a supervisora de projetos de infraestrutura e professora do IFBA, Marilda Guimarães.

 

Por Luize Meirelles
Colaboração: Fernanda Aragão (NPD)
Fotos: Leomir Costa (NPD)


Leia mais: Proex realiza formação de instrutores para curso FIC na área de Construção Civil

 

 

 

 

registrado em: Proex, Notícias