Você está aqui: Página Inicial > PROEX > AÇÕES > Cursos
conteúdo

Pró-reitoria de extensão

CURSOS

As atividades de extensão são desenvolvidas em observação às demandas socioeconômicas e culturais das comunidades no entorno dos campi. Elas podem ser desenvolvidas em formato de projetos, programas, cursos, eventos e prestação de serviços. Tais ações ocorrem com a participação de servidores (docentes e técnicos) e discentes junto à comunidade externa, com vistas à construção de soluções tecnológicas que objetivam a melhoria de vida das pessoas, levando em consideração a missão institucional de desenvolvimento local e inclusão social.

Curso é toda ação pedagógica, de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando o desenvolvimento, a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos, com objetivos, carga horária, ementa, cronograma e critérios de avaliação definidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). 

Os cursos, enquanto parte das atividades de extensão, seguem a mesma lógica de atendimento às demandas socioeconômicas e culturais e em observação dos arranjos produtivos locais. Eles podem ser ofertados diretamente pela PROEX, por oferta dos campi, por editais de fomento à extensão da PROEX e dos campi ou mesmo através de editais de fluxo contínuo. Podem ser ainda ofertados via programas governamentais como o Programa Novos Caminhos, do Governo Federal.

Modalidades 

Os cursos promovidos pela PROEX/IFBA pode ocorrer nas seguintes formas:

a) Curso Livre de Extensão: todo e qualquer curso aberto à comunidade sem carga horária pré-estabelecida, podendo apresentar características diversificadas em termo de preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas no mundo do trabalho ou relacionado ao exercício pessoal de atividades geradoras de emprego e renda;

b) Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): são os cursos que têm como finalidade a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica, conforme artigo 7º, parágrafo 2º, Lei nº 11.892/2008, visando à inclusão social e a inserção ou reinserção produtiva no mundo do trabalho.

Sobre os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Os cursos FIC ofertados pelo IFBA devem atender a uma das seguintes categorias:

Formação inicial: são cursos que compreendem um conjunto de saberes que habilitam o concludente do curso FIC ao início do exercício profissional, associado ou não à elevação da escolaridade, com carga horária mínima igual ou superior a 160 (cento e sessenta) horas;

Formação Continuada: refere-se aos cursos que aprimoram, aprofundam e atualizam os saberes relativos a uma determinada área profissional, ampliando a formação. São estruturados de acordo com a demanda de capacitação e os objetivos do curso, com o mínimo de 20 horas de carga horária, para efeito de registro no SISTEC;

Formação Inicial e Continuada Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA FIC): são cursos de nível fundamental ou nível médio.

Saiba mais sobre os cursos FIC ofertados pela PROEX/IFBA acessando os documentos abaixo: