Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Notícias > 2019 > Processo seletivo chega à sua etapa final com avaliação positiva

Processo seletivo chega à sua etapa final com avaliação positiva

por Helen Sampaio publicado: 05/12/2019 19h11, última modificação: 05/12/2019 19h11

A edição 2019 do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está se aproximando do fim. Após a aplicação das provas, no último dia 24, resta agora a fase de apuração do exame, que é conduzida por servidores do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI).

Folha de resposta da prova do Processo Seletivo em 2019
Folha de resposta da prova do Processo Seletivo

Esta é a última etapa de um processo iniciado em junho desse ano, do qual, cerca de 110 servidores fizeram parte, entre os quais, coordenadores da seleção nos campi, intérpretes de LIBRAS, coordenadores pedagógicos e de Pessoa com Deficiência (PCD) e professores. Eles contribuíram para a organização da seleção localmente e participaram da tradução do edital em LIBRAS, do gerenciamento das solicitações de atendimento diferenciado e laudos médicos, da produção do manual para uso dos ledores, da elaboração, revisão e impressão das provas e da prestação de serviços médicos nos campi. Para a aplicação das provas, foram contratados 2.046 profissionais: coordenadores de escolas, porteiros, pessoal de apoio, motoristas, fiscais e profissionais de saúde.

O suporte à equipe foi acrescido através da parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que disponibilizou 81 datiloscopistas para realizarem a identificação dos candidatos através das digitais, em todas as unidades da instituiçãoMuitos candidatos possuem documentos fora da validade, perdidos ou sem condições de usoe além disso, esquecem de levar a documentação. Com o apoio dos datiloscopistas, conseguimos diminuir a abstenção no processo”, destacou o professor e chefe do Desel, Leandro Miranda.

De forma geral, a seleção foi avaliada como positiva, com um índice de abstenção de 23%, considerado aceitável pelo chefe do Desel, que já pensa em novas estratégias para garantir a diminuição desse índice em 2020. Segundo Leandro, além da falta de documentação, a dificuldade no acesso aos locais de prova é um dos fatores associados à abstenção dos candidatos.

Atendimento diferenciado - Processo seletivo em 2019
Jaide Carvalho Pimentel foi um dos candidatos que contaram com o atendimento diferenciado

“Para a próxima edição,  estamos avaliando o uso de um aplicativo para que os candidatos realizem as inscrições, tirem dúvidas e enviem os laudos médicos e a documentação para solicitação de isenção, em vez de terem que se deslocar ao campus. Esse ano utilizamos um robô que selecionava os candidatos com pendência de documentação e enviava mensagem, lembrando os prazos. Esse robô foi desenvolvido em parceria com o analista de sistema do campus Irecê, Marcílio Batista Rocha. A ideia é que ele seja incrementado para também interagir com os candidatos e tirar qualquer tipo de dúvida. Além disso, fortaleceremos o uso das tecnologias para os atendimentos diferenciados e estamos estudando o uso de leitores de tela para candidatos com deficiência visual e prova digital ampliada”, complementa.

O processo seletivo para ingresso em 2020 teve cerca de 50.000 candidatos inscritos, somando as duas modalidades dos cursos: integrado (ensino médio + técnico) e subsequente (técnico). Foram ofertadas 5.594 vagas, distribuídas entre 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

Metade das vagas foi destinada a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas, e 5% para candidatos com deficiência. Ao todo, 96 candidatos tiveram seus pedidos de atendimento diferenciado aprovados. “A cada edição, buscamos aprimorar os atendimentos, principalmente os diferenciados e específicos para os estudantes com deficiência, a fim de garantir a equidade, autonomia e segurança da prova. Dois candidatos, um do campus Salvador e um do campus Ilhéus, realizaram a prova em Braille. Um deles, o senhor Jaide Carvalho Pimentel mora na cidade de Buerarema, e realizou a prova em Ilhéus. Além da prova em Braille, tivemos também prova ampliada, tempo adicional de prova, ledor, transcritor e intérprete de LIBRAS. No total, contamos com 48 profissionais para os atendimentos diferenciados”, conclui.

Os gabaritos definitivos das provas serão publicados amanhã (6) e os resultados preliminar e final, respectivamente nos dias 12 e 19 de dezembro. Saiba mais na página da seleção.

Notícias relacionadas: Divulgado gabarito preliminar do Processo Seletivo para cursos técnicos