Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Notícias > 2019 > Participação no Enade está condicionada ao preenchimento do questionário do estudante

Notícias

por Helen Sampaio publicado: 20/11/2019 14h23, última modificação: 25/11/2019 14h26

Os estudantes dos cursos que serão avaliados na edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) devem realizar até essa quinta-feira (21) o cadastro e o preenchimento do Questionário do Estudante (QE) no sistema do exame, clicando em "PRIMEIRO ACESSO ESTUDANTE". O registro é necessário para a realização da prova que acontece no próximo domingo (24).

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) passarão pela avaliação os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Alimentos, no campus Barreiras; Engenharia Ambiental, em Vitória da Conquista; Engenharia Civil, em Vitória da Conquista e Eunápolis; Engenharia Elétrica, em Vitória da Conquista e Paulo Afonso; Engenharia Mecânica, em Simões Filho e Jequié; Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica e Radiologia, no campus Salvador.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é aplicado, desde 2004, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A cada edição, são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento, repetindo-se a mesma área no prazo máximo de três anos. Através da prova, aplicada aos concluintes, é possível avaliar conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas pelos estudantes nas graduações. O exame é obrigatório e sua regularidade é ponto importante para o histórico do estudante.

Os resultados do Enade, junto às informações coletadas no Questionário do Estudante são cruciais para o cálculo do Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicadores de qualidade da Educação Superior.

Para mais informações, acesse o site do Inep ou procure o coordenador do seu curso.

Leia mais: Cursos de Engenharia, Radiologia e Arquitetura e Urbanismo serão avaliados no Enade