Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Notícias > 2019 > IFBA recebe pedidos de isenção parcial para o Processo Seletivo até o dia 5

IFBA recebe pedidos de isenção parcial para o Processo Seletivo até o dia 5

A documentação comprobatória deve ser entregue nos campi até o dia 6 de setembro

por Helen Sampaio publicado: 28/08/2019 16h38, última modificação: 28/08/2019 17h29

Os estudantes que cursaram o ensino fundamental II (6º ao 9º ano, antiga 5ª a 8ª série) em escola pública, no caso dos cursos da forma integrada, e os que cursaram todo o ensino médio em escola pública, para os cursos na forma subsequente, podem solicitar, até o dia 5 de setembro, isenção parcial da taxa de inscrição do Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para cursos técnicos.

O pedido deve ser feito, no ato da inscrição, após o preenchimento das informações no sistema. Após a inscrição, os estudantes devem apresentar os documentos exigidos no edital, até o dia 6 de setembro, na Reitoria ou em qualquer um dos campi do Instituto, seguindo os horários de funcionamento de cada unidade.

Os estudantes que tiverem a isenção concedida deverão efetuar o pagamento do boleto, no valor de R$ 3,50 (10% da taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00) para confirmar a inscrição. O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado no dia 10 de setembro. Confira o cronograma completo.

O Processo Seletivo

Ao todo, são ofertadas 5.594 vagas para o Processo Seletivo, disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista. Metade das vagas será destinada a estudantes que cursaram o ensino fundamental e/ou médio em escolas públicas, e 5% para candidatos com deficiência.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de setembro, exclusivamente pela internet, através da página do Processo Seletivo. Para se inscrever, o candidato deve preencher os dados solicitados e gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35. O quadro de vagas da seleção é composto por 3.030 vagas para 19 cursos da forma integrada e 2.564 para a forma subsequente, em 17 cursos

Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de três a quatro anos, os candidatos devem ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todas as vagas terão aplicação de prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática).

Já para os cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. A seleção é realizada através da aplicação de prova de questões objetivas (atualidades, língua portuguesa e matemática).

As provas do processo seletivo acontecerão no dia 24 de novembro, das 9h às 12h30.

Mais informações pelo e-mail selecao2020@ifba.edu.br, nos telefones (71) 2102-0474 e (71) 2102-0470 e na página do Processo Seletivo.

Leia mais: IFBA abre inscrições para Processo Seletivo