Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Notícias > 2019 > IFBA conquista conceito 4 em avaliação de recredenciamento EAD

IFBA conquista conceito 4 em avaliação de recredenciamento EAD

por Helen Sampaio publicado: 10/09/2019 17h44, última modificação: 10/09/2019 17h44

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) garantiu o recredenciamento institucional também como ofertante de cursos na modalidade Ensino a Distância (EAD), após conquistar o conceito 4 (em uma escala que varia de 1 a 5) na avaliação realizada pela equipe do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), do Ministério da Educação (MEC). A visita técnica aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto, na Reitoria.

Na ocasião, o IFBA foi consultado sobre diversos aspectos, distribuídos em cinco eixos que serviram de base para a avaliação: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão; Infraestrutura. O recredenciamento tem o objetivo de garantir melhorias da qualidade da educação nos cursos de graduação e Instituições de Ensino Superior (IES). Por conta da abrangência do Instituto, foram avaliados outros elementos, além dos que se referem ao ensino a distância, que englobam desde a educação básica ao ensino superior e especializações.

O resultado positivo foi comemorado pela comunidade acadêmica como o reconhecimento de um trabalho que envolveu, além da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o pesquisador institucional e a coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFBA, as demais pró-reitorias, diretorias sistêmicas e núcleos. “Esse resultado traz um fôlego a mais e nos faz acreditar que estamos no caminho certo! Agora fomentaremos a institucionalização e o fortalecimento da modalidade no IFBA, a fim de que possamos iniciar a hibridização dos cursos e a oferta dos 20% a distância nos cursos presenciais. Para isso, desenvolveremos um plano de formação docente e ampliaremos a equipe técnica do EAD. Aumentaremos também a oferta dos cursos FIC, técnicos, graduações e pós-graduações, seja através dos nossos programas de fomento ou da oferta própria”, destaca a pró-reitora de ensino, Jaqueline Oliveira.

O EAD no IFBA

Os primeiros cursos do IFBA na modalidade EAD foram os técnicos subsequentes para formação de profissionais da Educação, ofertados por meio do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), da Rede e-Tec Brasil. Posteriormente, o Instituto iniciou, pela UAB, a oferta dos cursos de licenciatura em Computação, Matemática, Física e Educação Profissional e Tecnológica (Formação Pedagógica), este último voltado a bacharéis e tecnólogos que ainda não possuem licenciatura. Outros cursos técnicos, nas áreas de Informática e Turismo passaram a ser ofertados através do Programa Mediotec e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Rede e-Tec. Em 2019 e 2020, a Instituição iniciará a oferta de mais oito cursos, dessa vez, graduações e pós-graduações.

O ensino a distância é uma estratégia desenvolvida para ampliar a capilaridade da oferta à educação pública de qualidade, proporcionando a difusão do conhecimento na sociedade e atenuando a injusta exclusão social. Com a educação a distância conseguimos chegar aos locais mais longínquos, onde a população não imaginaria ter uma instituição de ensino pública federal de qualidade. Através dos recursos tecnológicos é possível oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente. Atualmente, com o EAD, chegamos em mais de cem municípios baianos”, pontua Jaqueline.

Saiba mais sobre os nossos cursos EAD.

Leia mais: IFBA recebe avaliadores do MEC para recredenciamento EAD