Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Notícias > 2019 > Enem 2019 acontece nesse domingo (3)

Enem 2019 acontece nesse domingo (3)

O exame é a porta de entrada para os cursos superiores do IFBA
por Helen Sampaio publicado: 30/10/2019 16h54, última modificação: 30/10/2019 16h55

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias serão as áreas do conhecimento avaliadas no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (3). A segunda parte das provas, que será aplicada no dia 10 de novembro, englobará Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Ao todo, mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no exame destinado àqueles que concluíram o ensino médio. Além de ser um instrumento de avaliação do desempenho dos estudantes, o Enem facilita o acesso à educação superior em instituições públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em instituições privadas, através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma das instituições que adota o Sisu para o ingresso nos cursos superiores. Após o resultado do Enem 2019, os candidatos devem se inscrever no sistema e escolher o curso que têm interesse na instituição para concorrer às vagas que serão ofertadas em 2020.

O IFBA possui cursos superiores de licenciatura, bacharelado e tecnológicos, em diversas áreas do conhecimento. No segundo semestre de 2019, foram ofertadas 1.030 vagas, distribuídas em 28 cursos da instituição, localizados em 12 cidades.

Saiba mais sobre os nossos cursos, o Enem e o Sisu.