Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Notícias > 2019 > Cursos de Engenharia, Radiologia e Arquitetura e Urbanismo serão avaliados no Enade
conteúdo

Notícias

Cursos de Engenharia, Radiologia e Arquitetura e Urbanismo serão avaliados no Enade

por Helen Sampaio publicado: 28/08/2019 17h11, última modificação: 29/08/2019 13h21

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) terá dez dos seus cursos superiores avaliados na edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). São eles: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Alimentos, no campus Barreiras; Engenharia Ambiental, em Vitória da Conquista; Engenharia Civil, em Vitória da Conquista e Eunápolis; Engenharia Elétrica, em Vitória da Conquista e Paulo Afonso; Engenharia Mecânica, em Simões Filho e Jequié; Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica e Radiologia, no campus Salvador.

Apesar de a prova do Enade só acontecer no dia 24 de novembro, uma série de procedimentos deverão ser realizados nos meses anteriores ao exame: até o dia 30 de agosto, ocorrerá a inscrição de estudantes ingressantes e concluintes (feita pelos coordenadores de curso) e o cadastro dos cursos habilitados para esta edição (pelos pesquisadores institucionais); entre os dias 2 e 13 de setembro, deverão ser realizadas, pelos estudantes, as solicitações de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social; entre os dias 2 de setembro e 21 de novembro, os estudantes deverão preencher o Questionário do Estudante e; até o dia 21 de novembro, o cadastro de informações pessoais no sistema do Enade.

O exame

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é aplicado, desde 2004, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A cada edição, são avaliados cursos de diferentes áreas do conhecimento, repetindo-se a mesma área no prazo máximo de três anos. Através da prova, aplicada aos ingressantes e concluintes, é possível avaliar conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas pelos estudantes nas graduações. O exame é obrigatório e sua regularidade é ponto importante para o histórico do estudante.

Os resultados do Enade, junto às informações coletadas no Questionário do Estudante são cruciais para o cálculo do Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicadores de qualidade da Educação Superior.

Para mais informações, acesse o site do Inep ou procure o coordenador do seu curso.