Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Ensino > Certificação ENEM > Tire suas dúvidas
conteúdo

Dúvidas Frequentes - Certificação ENEM

1. Certificação para o ENEM IFBA

Desde o ENEM 2012 os Certificados de Conclusão de Ensino Médio pelo ENEM são impressos de forma digital conforme Resolução nº 40 de 2012.


1.1. Quem tem direito a Certificação pelo ENEM:

Somente os candidatos que escolheram o IFBA como Unidade Certificadora no ato da inscrição no ENEM.


1.2. Pré-requisitos para a obtenção do Certificado do Ensino Médio pelo ENEM:

I. Possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM, no ano em que o participante realizou as provas.

II. Ter atingido, em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM e na Redação, a pontuação mínima constante em portarias do MEC e do INEP, bem como no edital que regulamentou a aplicação do exame no ano em que o participante realizou as provas.

III. Ter solicitado a certificação pelo ENEM no ato da inscrição do Exame indicando o IFBA como Unidade Certificadora.


2. Declaração de Proficiência para o ENEM IFBA:

A partir do ENEM 2012 o IFBA expede Declaração Parcial de Proficiência. As Declarações também são impressas de forma digital conforme Portaria INEP nº 124 de 24 de maio 2012.


2.1. Quem tem direito a Declaração de Proficiência:

Somente os candidatos que escolheram o IFBA como Unidade Certificadora no ato da inscrição no ENEM.


2.2. Pré-requisitos para a obtenção da Declaração de Proficiência:

I. Possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM, no ano em que o participante realizou as provas.

II. Ter atingido, na área de conhecimento em que deseja obter a Declaração Parcial de Proficiência, a pontuação mínima constante em portarias do MEC e do INEP, bem como no edital que regulamentou a aplicação do exame no ano em que o participante realizou as provas.

III. Para obter Declaração Parcial de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o interessado deverá ter atingido, na prova objetiva e na prova de Redação, a pontuação mínima constante em portarias do MEC e do INEP, bem como do edital que regulamentou a aplicação do exame no ano em que o participante realizou as provas.

IV. Ter solicitado a certificação pelo ENEM no ato da inscrição do Exame indicando o IFBA como Unidade Certificadora.


3. Solicitação de Certificados

O interessado pode imprimir o certificado diretamente no site: http://www.sigeac.ifba.edu.br ou pode solicitar a impressão junto ao campus para o qual solicitou a certificação. Para solicitar a impressão no campus o interessado deve dirigir-se ao protocolo e abrir requerimento para certificação.

§ 1º. O requerimento deverá ser instruído com:

I. Cópia do documento de identidade;

II. Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda – CPF/MF; e.

§ 2º. O prazo para entrega do certificado impresso é de 15 (quinze) dias contados a partir da data de entrada do pedido no protocolo do campus.