Você está aqui: Página Inicial > PROEN > Departamentos > Departamento de Assuntos Academicos > diploma digital > Sobre diploma digital |
conteúdo

novo banner


Diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

A execução do Diploma no formato digital realizada pelo IFBA, a partir de julho de 2022, aliada às exigências da legislação educacional, inaugura mais um passo em direção à modernização de documentações acadêmicas.
Além disso, diversos são os benefícios advindos dessa iniciativa:

  • Redução de custos financeiros (papel moeda, selos e custos de impressão);
  • Redução do custo ambiental associado ao uso do papel;
  • Redução de custos operacionais relacionados à entrega de diplomas aos Campi;
  • Redução do tempo gasto para emissão de diplomas; Desburocratização do processo;
  • Diminuição de fraudes em diplomas e registros acadêmicos;
  • Melhoria no planejamento das atividades pelos setores envolvidos (DEAC/CORES/GRA) Facilidade para acompanhamento do processo de registro e emissão dos diplomas;
  • Eliminação de perdas, extravios e destruições indevidas; Facilitar a gestão e a possibilidade de melhoria dos processos de certificação;


Atualmente, já é possível emitir o diploma como documento nato digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico, em papel.

As assinaturas com certificação digital e o carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais, conferem ao diploma digital sua validade jurídica.

Soluções tecnológicas também imprimem maior segurança nos sistemas eletrônicos e, com isso, podem coibir fraudes em diplomas e registros acadêmicos, como as ocorridas com documentos não digitais.

O registro é o ato que confere validade nacional ao diploma. O IFBA possui autonomia para emissão e registro de diplomas e certificados.