Você está aqui: Página Inicial > PRODIN > menu departamentos > Departamento de Políticas e Gestão Estratégica
conteúdo

Departamento de Políticas e Gestão Estratégica

SOBRE O DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E GESTÃO ESTRATÉGICA (DEPGE)

O Departamento de Políticas e Gestão Estratégica (DEPGE) foi institucionalizado em 2013 por meio do Regimento Geral do IFBA, aprovado pela Resolução CONSUP nº. 26/2013. No entanto, as atividades do DEPGE iniciaram somente em maio de 2022 após nomeação do servidor Nelson Santos para exercer o cargo comissionado de Chefe do Departamento (Portaria MEC/IFBA n. 1.643/2022). 

O DEPGE tem como principal atribuição realizar estudo, acompanhamento e sistematização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em consonância com as políticas estabelecidas nos órgãos colegiados superiores e compromissos institucionais, propondo atualização e revisões do documento. 

Ademais, com o intuito de propor políticas e ações integradoras que possibilitem o conhecimento estratégico da Instituição, o DEPGE atua em iniciativas referentes a implementação da gestão por processos e com foco em resultados, capacitação dos gestores, supervisão do acompanhamento físico-financeiro do orçamento, estudo de viabilidade de implantação de campus, assessoria para desenvolvimento das Unidades do IFBA e na elaboração e divulgação dos relatórios gestão. 

Atualmente, vinculado ao Departamento está a Gerência de Planejamento. 

 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 

1. Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) 

1.1. Departamento de Políticas e Gestão Estratégica (DEPGE): 

1.1.1. Gerência de Planejamento (GEPLAN) 

 SOBRE A GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO (GEPLAN) 

Com o intuito de congregar os macroprocessos de Planejamento na PRODIN, o Departamento de Planejamento, que atuava na Pró-reitoria de Administração e Planejamento (PROAP), foi deslocado para atuar vinculado ao DEPGE como Gerência de Planejamento (GEPLAN). Desta forma, passou a se concentrar em um único setor todo o fluxo de Planejamento de nível estratégico, tático e operacional, desde a concepção, com o PDI e o PMI, até as avaliações periódicas, com a avaliação das metas do PDI e do PMI e com a elaboração dos Relatórios Gestão. 

O GEPLAN tem como principal atribuição a coordenação da elaboração e avaliação do Plano de Metas Institucional (PMI), bem como a elaboração dos Relatórios de Gestão Institucional e Relatório de Gestão para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ademais, o GEPLAN dá o suporte estratégico e operacional nas demais iniciativas sob a coordenação do DEPGE ou que conta com o envolvimento do Departamento. 

Atualmente o GEPLAN é chefiado pela servidora Fernanda Sanches, nomeada pela Portaria MEC/IFBA 956/2022 e conta com uma equipe composta por dois servidores: Gustavo Gama Saldanha e Silvia Becher Breitenbach. 

INICIATIVAS DO DEPGE   

pdi.png

pdi painel de acompanhamento.png

pmi.png

rg tcu.png

Seminario_de_boas_praticaS_de_gestao.png

Estudo implantacao.png

gestão por processos (2).png

sistema monitor setec.png

Mapeamento de ações estratégicas da reitoria.png

desenvolvimento de unidades do ifba.png