Você está aqui: Página Inicial > PRODIN > DESTAQUES PRODIN > Melhores práticas no Instituto Federal da Bahia

Melhores práticas no Instituto Federal da Bahia

publicado: 20/04/2016 16h39, última modificação: 20/04/2016 16h40

O projeto melhores práticas do IFBA visa estimular, levantar e valorizar práticas que estão sendo projetadas ou desenvolvidas pontualmente em algum campus do IFBA e que, se apropriada por outros campi, podem gerar mais celeridade, economia, praticidade ou outros benefícios pertinentes à ação indicada.

Resumidamente: O que são “Melhores Práticas”?

♦ São iniciativas inovadoras implementadas a partir das mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma nova combinação dos mecanismos existentes, que produzam resultados positivos para o serviço público e para a sociedade.
    ♦ São formas identificadas como melhores para executar uma ação, processo ou projeto, com vistas à eficiência e eficácia e, consequentemente, à excelência em gestão.

O projeto Melhores Práticas pretende premiar as práticas selecionadas e avaliadas como “Melhores”, inicialmente através dos critérios de avaliação: criatividade e inovação; relação custo/benefício; impactos da iniciativa/contribuição para a efetividade; simplicidade e replicabilidade.

São objetivos do projeto:
    ♦ Estimular o processo constante de busca e divulgação das melhores práticas, visando ao aperfeiçoamento do sistema de gestão do instituto;
    ♦ Valorizar o servidor, reconhecendo que cada prática desenvolvida resulta da dedicação, criatividade e experiência pessoal dos servidores envolvidos no planejamento e implementação das práticas.

Dentre outros fatores, espera-se como resultado do projeto:
    ♦ Aperfeiçoamento da gestão;
    ♦ Maximização dos resultados nas atividades desenvolvidas pelo IFBA, por meio da otimização dos recursos empregados (materiais, financeiros e esforços).

Estamos trabalhando para publicar o Edital do “Concurso” no segundo semestre de 2016 e estamos apresentando o projeto completo nos campi por onde a 2ª Ciranda PRODIN/DDI está passando.