Você está aqui: Página Inicial > PRODIN > Assessoria Internacional > TOEFL ITP
conteúdo

Pró-reitoria de desenvolvimento institucional

TOEFL ITP

O TOEFL ITP é um teste de proficiência em Língua Inglesa reconhecido mundialmente. Ele avalia exatamente qual é o nível de proficiência em que você se encontra, ainda que tenha pouco conhecimento em língua inglesa. No âmbito do IFBA, ele tem duas funções:

  1. É aceito como comprovante de proficiência em língua inglesa em alguns Editais do Programa Ciência sem Fronteiras, programas de intercâmbio e processos seletivos de Programas de Pós-graduação;
  2. É pré-requisito para inscrição no My English Online – MEO, curso de inglês online do Programa Inglês sem Fronteiras. (para iniciar o curso, os candidatos não precisam ter conhecimento algum do idioma).

De acordo com o Edital Nº 3, de 08 de Janeiro de 2015, podem se inscrever para as aplicações do TOEFL ITP no IFBA:

  1. Estudantes de graduação ou de pós-graduação stricto sensu regularmente matriculados;
  2. Mestres e doutores titulados, a partir de janeiro de 2013, de cursos de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes, e que constem na Plataforma Sucupira, da Capes;
  3. Técnicos e docentes que estejam com inscrição ativa no SIAPE há mais de 6 (seis) meses;
  4. Alunos ativos e bloqueados do curso My English Online (MEO), cadastrados na plataforma do curso MEO na CAPES.

O resultado do TOEFL ITP é válido por 2 (dois) anos, contados da data de realização do teste.


ACERCA DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o TOEFL ITP serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do site isfaluno.mec.gov.br, na aba Testes de Proficiência. O candidato poderá cancelar sua inscrição já realizada até 3 (três) dias antes da realização de seu exame.

ATENÇÃO! Em caso de não comparecimento na data agendada de acordo com a inscrição feita, o candidato poderá ficar impedido de se submeter ao teste TOEFL ITP gratuito no âmbito do Programa IsF Inglês por um período de 9 (nove) meses.

O candidato que já se submeteu ao teste TOEFL ITP em eventos anteriores poderá participar novamente, desde que:

  1. Não tenha realizado o teste anteriormente, dentro do período da mesma demanda – normalmente há uma demanda por semestre;
  2. Não tenha realizado o teste na versão (Form) que está sendo aplicada – normalmente as versões são substituídas no início de cada demanda.

Caso o sistema identifique que o candidato já realizou a prova na demanda atual ou da mesma versão (Form), a aplicação não estará disponível no sistema para a inscrição daquele candidato.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

O resultado em meio eletrônico estará disponível em até 45 (quarenta e cinco) dias após a realização do teste por meio do site isf.mec.gov.br/inglês. O comprovante impresso estará disponível em até 30 (trinta) dias da divulgação do resultado eletrônico e será entregue na sala da representação da Assessoria Internacional no Campus Salvador, localizada no 2º andar do prédio administrativo – no Departamento de Línguas Estrangeiras (DALE). Para os candidatos inscritos nos Campi do interior, o prazo para a entrega do comprovante impresso deverá ser acrescido de uma semana.

Quaisquer dúvidas adicionais ou problemas com a inscrição não relatados neste informativo podem ser resolvidos por intermédio do link http://isf.mec.gov.br/ingles/fale-conosco ou do telefone 0800 61 61 61.