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PROINTER - Projeto de Inserção nos Territórios de Identidade através dos Centros de Referência do IFBA

Os Centros de Referência do IFBA são destinados à oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, nas modalidades presencial e/ou a distância, com o objetivo de expandir o atendimento às demandas por formação profissional em todo o território de abrangência do Instituto Federal, que poderá ser criado por meio de parceria com órgãos da administração pública, conforme destaca a Portaria nº 713/MEC, de 08/09/2021, em seu Art. 3º.

As ações dos Centros de Referência permitirão ampliar a atuação do IFBA nas regiões de inserção gerando oportunidades para que um número maior de jovens e adultos tenham mais fácil acesso ao aperfeiçoamento nas áreas de ensino tecnológico e profissional de qualidade.

Esse projeto se justifica também no que se refere ao objetivo de expansão e interiorização do IFBA, sendo que as estruturas dos Centros de Referências foram construídas sem estudos de viabilidade preliminares, gerando nas comunidades onde se instalam a expectativa de acesso ao ensino público e de qualidade que essa instituição oferta.

OBJETIVOS

Articular as relações dos Centros de Referências do IFBA com as comunidades dos municípios de Camacã, Campo Formoso, Jaguaquara, Itatim, Salinas das Margaridas, Campo Formoso e São Desidério, e ampliar a atuação do IFBA nos territórios de identidade onde se localizam esses CRs, por meio de cursos em diferentes modalidades, como FIC, PARFOR, EAD, bem como explorar outras possibilidades de atuação do IFBA de forma a expandir a oferta de educação pública de qualidade, ações de pesquisa, extensão, assessoria técnica e capacitação profissional.

METAS

  1. Estabelecer com as prefeituras municipais ou outros órgãos responsáveis nos respectivos territórios, as metas de atendimentos de qualificação profissional;
  2. Mapear as demandas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos municípios de implantação dos CRs;
  3. Planejar a oferta de no mínimo de 2 cursos livres em cada CR;
  4. Ofertar no mínimo 360 vagas de cursos livres com no mínimo 20h em cada CR;
  5. Planejar a execução, no mínimo de 3 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em cada CR;
  6. Realizar a contratação da equipe técnica para execução do projeto;
  7. Desenvolver ações, materiais e estratégias de divulgações das ações dos CR na região de atuação;
  8. Ofertar no mínimo 1.040 vagas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos CRs;
  9. Ofertar bolsas para os alunos matriculados no curso FIC a fim de promover a permanência e êxito;
  10. Estabelecer e executar um cronograma de trabalho com fluxo trimestral com agendas voltadas para o acompanhamento e avaliação das ações conjuntas no âmbito do projeto;
  11. Realizar um evento para discussão da educação profissional no território de identidade de atuação do CR;
  12. Realizar audiência pública para expansão e ampliação da oferta de educação profissional na região de atuação do CR;
  13. Criar e executar um plano de acompanhamento, mapeamento das atividades realizadas em cada CR;
  14. Elaboração e publicação de artigo científico sobre a implantação do projeto no território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru através do Centro de Referência – IFBA;
  15. Realizar o circuito de feiras de economia solidária em cada CR.

TERRITÓRIOS ALCANÇADOS

  • Piemonte Norte do Itapicuru (CR- Campo Formoso)
  • Vale do Jiquiriçá ( CR-Jaguaquara)
  • Piemonte do Paraguaçu ( CR-Itatim)
  • Litoral Sul (CR-Camacã)
  • Bacia do Rio Grande (CR-São Desidério)
  • Metropolitana de Salvador (CR-Salinas da Margarida)

COORDENADORES DO PROJETO PROINTER

  • André Luis Silva Santos
  • José Wilton Fonseca da Silva

FISCAIS DOS CONTRATOS

  • Marcio Sergio de Andrade Vieira
  • Ricardo Augusto Nink

RECURSOS INVESTIDOS

Total Geral: R$ 1.464.262,63

PARCEIROS - PROINTER

  • Fundação Escola Politécnica da Bahia
  • Deputados