Você está aqui: Página Inicial > PRODIN > A Prodin > Portal de Processos
conteúdo

Gestão por Processos

A adoção da Gestão por Processos (BPM) implica em garantir que a organização seja de fato gerenciada através de seus processos, é um conjunto de práticas que têm o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais. BPM entende a organização como uma articulação de processos, sendo estruturada, gerenciada, avaliada, compreendida e vivenciada em torno dos seus fluxos de trabalho. Para obter a padronização, um conjunto de procedimentos deve ser adotado em todas as fases do ciclo de gerenciamento de processos.

A gestão por processos (BPM) está sendo iniciada no IFBA através da execução de ações sistêmicas planejadas, visando a sua institucionalização.

Metodologia

Aplicando a disciplina de gestão por processos para o mapeamento e padronização dos processos de trabalho, estão sendo realizadas instrutorias em forma de oficinas visando a capacitação e catalogação dos fluxos de trabalho.
No ano de 2022 serão catalogados fluxos de trabalho da Pró-reitoria de Ensino, Pró-reitoria de extensão e Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional.