Você está aqui: Página Inicial > PRODIN > A Prodin > Ações, Programas e Projetos
conteúdo

Pró-reitoria de desenvolvimento institucional

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional tem como atribuição planejar, superintender, coordenar, fomentar e acompanhar as atividades e políticas de desenvolvimento e a articulação entre as pró-reitorias e os campi. Para cumprir com este propósito desenvolve programas, projetos e ações.

Programas

PROGRAMA AVANÇA IFBA 
(Acesse a página do programa)

O programa reúne projetos e ações que se comunicam para contribuir com a transformação do IFBA em uma instituição de ampla referência e de qualidade de ensino no país, estimulando o desenvolvimento das suas unidades e ampliando a sua atuação na pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação tecnológica.

Visa envolver reitoria, todos os campi e demais Unidades que compõem o Instituto. Coordenado pela PRODIN, as iniciativas (projetos e ações) que compõem o programa estão agrupadas em três eixos: Aprendizagem, Governança e Crescimento.

Projetos

PLANEJAR PARA DESENVOLVER
(Acesse a página do projeto)

O Projeto Planejar para Desenvolver foi pensado para implementação pelos campi do IFBA e compõe o Programa Avança IFBA. O projeto tem o intuito de viabilizar que os campi construam planos de desenvolvimento de curta duração para melhoria de seus indicadores institucionais.

Os planos que comporão o Projeto Planejar para Desenvolver serão construídos com a assessoria da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e com a colaboração dos campi, por meio de suas Diretorias Gerais, Administrativas e de Ensino, contando ainda com a participação da comunidade local, bem como dos chefes dos setores estratégicos da reitoria (pró-reitorias e diretorias sistêmicas).

PRODIN EM CAMPUS
Acesse o documento: 2022 / 2023

A Prodin em Campus tem o intuito de proporcionar maior eficiência no processo de fiscalização do contrato de manutenção predial, mitigando as dificuldades encontradas nesse processo, e de gestão das ações de infraestrutura dos campi e unidades, promovendo maior autonomia das mesmas. Ademais, o projeto também está voltado à permanência e êxito de estudantes sob o olhar da infraestrutura, orientando gestores e gestoras locais quanto aos serviços necessários à melhor eficiência dos espaços.

INDICA IFBA

O objetivo do projeto é identificar e aperfeiçoar os mecanismos de levantamento e produção de dados já utilizados no IFBA, além de extrair dados educacionais de plataformas externas à instituição. A partir disso, pretende-se viabilizar a criação de um banco de dados e, então, apresentar um conjunto de indicadores educacionais, para que a avaliação dos mesmos possa auxiliar na implantação de políticas educacionais necessárias ao desenvolvimento da oferta da Educação Profissional Tecnológica no âmbito institucional. Esse banco de dados iniciará a Unidade de Dados e Pesquisas Estatísticas do IFBA.

IMPLANTAÇÃO SISTEMA MONITOR SETEC NO IFBA
(Acesse a página do projeto)

O projeto tem o objetivo de possibilitar a cada instituição da Rede EPCT cadastrar seus planejamentos estratégicos, indicadores e resultados alcançados, bem como integrar seus dados relativos às atividades de extensão, pesquisa e inovação para que a SETEC/MEC possa acompanhar, de forma proativa, o desenvolvimento das instituições, propor melhorias, ampliar a transparência da execução das políticas e disseminar estatísticas oficiais da Rede Federal.

ProInter

O ProInter visa articular as relações dos Centros de Referências (CR) do IFBA com as comunidades dos municípios de Camacã, Campo Formoso, Jaguaquara, Itatim, Salinas das Margaridas e São Desidério, e ampliar a atuação do IFBA nos territórios de identidade onde se localizam esses CRs, através de cursos em diferentes modalidades, como FIC, PARFOR, EAD, bem como explorar outras possibilidades de atuação do IFBA de forma a expandir a oferta de educação pública de qualidade, ações de pesquisa, extensão, assessoria técnica e capacitação profissional.

 

Ações

VISITA ÀS UNIDADES DO IFBA
(Acesse a página da ação)

A PRODIN por meio do Programa Avança IFBA está realizando no ano de 2023 visitas aos campi com o intuito de estimular o desenvolvimento das suas Unidades e a melhora dos indicadores institucionais ampliando a efetividade de sua atuação na pesquisa, extensão, pós-graduação e inovação tecnológica. Durante a visita serão apresentados à comunidade indicadores acadêmicos extraídos da Plataforma Nilo Peçanha, projetos sob coordenação da PRODIN e ações estratégicas que serão executadas pela próreitoria em 2023 relacionadas à gestão estratégica.

CAPACITAÇÃO DE COORDENADORES
DE PLANEJAMENTO

A Capacitação visa o desenvolvimento dos coordenadores de planejamento do IFBA na área de gestão por meio de uma trilha de aprendizagem sob coordenação do Departamento de Políticas e Gestão Estratégica (DEPGE). A capacitação dos coordenadores tem o intuito de prepará-los para a tomada de decisão estratégica por meio do acompanhamento de indicadores e habilitá-los para a condução local do processo de elaboração do novo PDI.

SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

O Seminário foi idealizado para trocas de experiências, discussão, incentivo e atualização das boas práticas de gestão. Podem participar do seminário todos os servidores do IFBA mas o principal públicoalvo são os gestores do Instituto, a saber: todos que possuem Cargos de Direção (CD) e Função Gratificada (FG), bem como os servidores que tenham a intenção de assumir cargos de confiança.

COORDENAÇÃO DO TRANSFORMAGOV NO IFBA

A ação visa acompanhar a execução das 26 metas estabelecidas para o IFBA pelo programa TransformaGov. As metas propostas buscam a transformação institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, englobando ações nas áreas de Governança e gestão estratégica, Processos, Arranjos institucionais e estruturas organizacionais, Infraestrutura e logística e Gestão de Pessoas.

MAPEAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS
DOS SETORES DA REITORIA

A ação visa identificar as políticas, programas, projetos e ações estratégicas desenvolvidas pelas unidades estratégicos da reitoria (pró-reitorias, diretorias sistêmicas e gabinete da reitora), bem como a relação com os eixos estratégicos do atual Plano de Desenvolvimento Institucional do IFBA. A ação também visa avaliar a possibilidade da PRODIN se articular com as unidades estratégicas da reitoria para potencializar e otimizar os resultados a serem alcançados.

ESTUDO SOCIOECONÔMICO PARA
IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS NOS CRs

Trata de uma ação da PRODIN para aumentar os impactos benéficos para a comunidade e o alcance dos cursos implantados nos Centros de Referência do IFBA. Ação busca subsidiar a partir de estudos socioeconômicos a implantação de 06 Centros de Referências e assessorá-los quanto a elaboração de seus planos de desenvolvimento.