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DÚVIDAS FREQUENTES >

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Clique nas perguntas abaixo para visualizar as respostas curtas

ATENÇÃO: Consulte o Edital para as informações completas.


 Como posso saber se eu fui aprovado/a?
• O que é uma lista PRELIMINAR?
• O que significa "Lista de espera"? 
• Como vejo a pontuação que obtive na prova do integrado e a minha classificação individual para conferir se está tudo certo? 
• Não encontro meu nome na lista publicada. Como posso encontrar? 
• Por que uma pessoa que fez menos pontos na prova do Integrado pode ser convocada enquanto outra pessoa que fez mais pontos pode ficar de fora? 
• Acho que o IFBA cometeu um erro. Como posso pedir uma correção?
• Posso mudar o curso escolhido? 
• Como funciona a classificação nos cursos de 1ª e 2ª opção? 
• Quando vou saber se fui aprovado/a no Processo Seletivo?

• Como funciona o sistema de cotas do IFBA?
• A matrícula dos/as aprovados/as será presencial?
• Caso eu seja aprovado/a no Processo Seletivo, quais são os documentos exigidos para matrícula?
• Podem ser publicadas mais de uma lista (2ª chamada) de aprovados/as para matrícula?
• Quantas chamadas (listas de convocação) são feitas para cada curso?
• O sistema informa que já existe cadastro com meu CPF, mas não me lembro de ter cadastrado. O que faço?
• Não me lembro qual senha eu cadastrei no sistema. Posso criar uma nova?
• Não lembro qual e-mail cadastrei no sistema de inscrição. Como descobrir se eu esqueci?
• Não uso mais o e-mail que eu havia cadastrado. Posso trocar o e-mail que cadastrei no sistema?
• O que é o IFBA?

• Existe algum custo para estudar no IFBA?
• Quais tipos de curso são ofertados no Processo Seletivo 2024?
• Preciso ter uma idade mínima para estudar no IFBA?
• O que é curso INTEGRADO?
• O que é curso SUBSEQUENTE?
• Como ingressar nesses cursos do IFBA?
• Existe algum custo para inscrição no Processo Seletivo do IFBA?
• Como será a PROVA para os cursos INTEGRADOS?
• Como será o SORTEIO para os cursos SUBSEQUENTES?
• Preciso de RG ou CPF para participar do Processo Seletivo?
• Quais os passos para me inscrever e participar desse Processo Seletivo?
• Não possuo computador nem internet, posso fazer minha inscrição presencialmente?
• Posso escolher mais de um curso para concorrer?
• Posso concorrer em mais de um campus?
• Como posso solicitar o atendimento pelo nome social?
• Como são distribuídas as vagas?
• Como posso concorrer através do sistema de cotas pelo IFBA?
• Posso concorrer no processo seletivo pelas cotas e também pela ampla concorrência?
• Como comprovar que sou Pessoa com Deficiência?
• Há bolsa de estudos, transporte ou outro benefício? Como funciona a Assistência Estudantil?
• O que é o procedimento das bancas de Heteroidentificação Racial de pessoas Negras (Pretas e pardas)?
• Como funcionam as bancas de Heteroidentificação Racial de pessoas Negras (Pretas e pardas)?
• O que acontece em caso de indeferimento pela banca de Heteroidentificação Racial de pessoas Negras (Pretas e pardas)?
• Quem tem direito a concorrer às vagas reservadas para Quilombolas?
O que são os Critérios de Legibilidade?
Onde encontro o boleto para pagar a taxa de inscrição?
• Quem tem direito à isenção parcial (desconto de 90%) da taxa de inscrição dos cursos INTEGRADOS?
• Como comprovar que tenho o direito à isenção parcial (desconto de 90%) da taxa de inscrição dos cursos INTEGRADOS?
No Resumo da minha inscrição não me foi dada opção de cotas. Porquê?

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RESPOSTAS:

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• O que é o IFBA?
O IFBA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, é uma instituição pública federal que oferta cursos técnicos profissionais de nível médio, superior e de pós-graduação gratuitos em várias cidades da Bahia.

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• Existe algum custo para estudar no IFBA?
Estudar no IFBA é gratuito. Não há cobrança de mensalidades nem anuidades.

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• Existe algum custo para inscrição no Processo Seletivo do IFBA?
Neste ano, para participar da seleção de estudantes pode haver cobrança de uma taxa de inscrição (INTEGRAL ou com ISENÇÃO PARCIAL) a depender do tipo do seu curso. Confira no seu Edital

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• Quais tipos de curso são ofertados no Processo de INGRESSO para 2024?
Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes.

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• O que é curso INTEGRADO?
São cursos com duração de três ou quatro anos (a depender do Projeto Pedagógico do Curso*) destinados àqueles/as estudantes que, na data da matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (até o 9º ano).
Nestes cursos, o/a estudante cursa o Ensino Médio e o Técnico ao mesmo tempo.

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•  O que é curso SUBSEQUENTE?
São cursos com duração de dois anos destinados àqueles/as estudantes que, na data da matrícula no IFBA, já tenham concluído o Ensino Médio (até o 3º ano).
Nestes cursos, o/a estudante cursa somente o ensino técnico.

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• Preciso ter uma idade mínima para estudar no IFBA?
Não há idade mínima, mas observe os critérios de escolaridade para cada tipo de curso (integrado ou subsequente)

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• Como ingressar nesses cursos do IFBA?
Para ingressar nesses cursos em 2024 é necessário participar e ser aprovado/a no Processo Seletivo.
Nesta edição a seleção ocorrerá de dois modos distintos, a depender do seu tipo de curso: Integrado ou Subsequente
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por você, diretamente no sistema on-line de inscrição próprio.
Confira o período de inscrições no Cronograma

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• Como será a PROVA para os cursos INTEGRADOS?

A prova PARA CURSOS INTEGRADOS será aplicada na data determinada no cronograma, das 09h às 13h (horário de Salvador-BA)
A/o candidata/o deverá chegar ao estabelecimento de ensino com, pelo menos, 30 (trinta) minutos de antecedência do início da prova.
A/O candidata/o só poderá realizar a prova na cidade em que está localizado o campus em que deseja estudar

Serão 36 questões objetivas, sendo: 08 (oito) de Linguagens, 08 (oito) de Matemática, 10 (dez) de Ciências Humanas e 10 (dez) Ciências da Natureza.
As questões são elaboradas com o objetivo de avaliar as competências e habilidades de estudantes egressas/os do Ensino Fundamental, terá caráter eliminatório e classificatório.

A/O candidata/o deverá apresentar-se no local de realização da prova, na data prevista, munido, obrigatoriamente:
a) de caneta esferográfica transparente com TINTA PRETA OU AZUL; 
b) do documento oficial de identificação com foto (original) informado no ato da inscrição. 

Os assuntos (conteúdo programático) que serão abordados na prova estão descritos no ANEXO 7 do edital.

Leia no Edital dos cursos INTEGRADOS as informações completas sobre a prova.

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• Como será o SORTEIO para os cursos SUBSEQUENTES?

A seleção dos candidatos para os Cursos Técnicos SUBSEQUENTES será realizada por meio de sorteio eletrônico.

Sorteio é um método de seleção utilizado por outras Instituições de ensino. Confira mais sobre esse e outros métodos de sorteio utilizados em todos os IF do país neste documento.

O sorteio eletrônico ocorrerá presencialmente no respectivo Campus onde cada oferta de vagas é disponibilizada e será transmitido pela TV IFBA, SENDO DE ACESSO PÚBLICO ÀS PESSOAS INTERESSADAS, nos horários que serão estabelecidos e serão divulgados no site ingresso.ifba.edu.br após a confirmação das inscrições.

O sorteio eletrônico será operacionalizado por servidores públicos do quadro de pessoal do IFBA.

O sorteio eletrônico será realizado uma única vez por cada curso de cada campus e dele resultará uma das duas seguintes situações aos candidatos com inscrição COMPLETA:
  a) CONTEMPLADO dentro do número de vagas deste Edital: será CONVOCADO PARA MATRÍCULA em 1ª Chamada.
  b) NÃO CONTEMPLADO dentro do número de vagas deste Edital: ficará em LISTA DE ESPERA PRELIMINAR, para o caso de surgir novas vagas disponíveis.

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• Preciso de quais documentos para participar do Processo Seletivo?
Para inscrição no Processo Seletivo é necessário o número de CPF da/o candidata/o.
Mas atenção: Não será aceito o CPF de seus/suas responsáveis.

Se você teve mudança no seu nome civil, ou precisa utilizar seu Nome social, será necessário também seu RG (ou outro documento oficial com foto, conforme edital)

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• Quais os passos para me inscrever e participar desse Processo Seletivo?
1º Ler todo o edital. 
2º Acessar o site de inscrição (durante o período de inscrição) 
3º No sistema de inscrição, responder ao formulário completo. 
3º Conferir no site todas as etapas de publicações previstas no cronograma
4º Se seu curso escolhido foi INTEGRADO: Realizar o pagamento da taxa de inscrição e Realizar a prova. 
    Se seu curso escolhido foi SUBSEQUENTE: Acompanhar o Sorteio.
5º Acompanhar as publicações de convocações para candidatos/as aprovados.

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• Não possuo computador nem internet, posso fazer minha inscrição presencialmente?
Sim! Caso não disponha de nenhum meio de acesso à internet, entre em contato com o campus de seu interesse para consultar a disponibilidade de horário.

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• Posso escolher mais de um curso para concorrer?
Os/As candidatos/as poderão escolher uma 2ª opção de curso, do mesmo campus, nos campi onde houver mais de um curso do mesmo edital. 

Qualquer candidata/o somente poderá ser convocada/o para matrícula no curso de sua 2ª opção, se:
a. ainda não tiver sido convocada/o para o curso da sua 1ª opção;
b. o curso que escolheu como 2ª opção estiver com vagas remanescentes, ou seja, vagas não ocupadas após a convocação de todas/os candidatas/os aptas/os de 1ª opção naquele curso.

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• Posso concorrer em mais de um campus?
Não. Cada candidato/a poderá concorrer em apenas 1 campus. Caso altere sua inscrição, será válida apenas a última registrada no sistema.

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• Como posso solicitar o atendimento por nome social?

Todas as pessoas inscritas que desejarem atendimento pelo nome social durante o Processo Seletivo deverão anexar no sistema de inscrição, no período determinado no cronograma do edital:

I. Imagem de documento oficial de identificação que contenha número do CPF da pessoa que está se inscrevendo (frente e verso);

II. Imagem digital do Documento Oficial de Identificação (RG) com foto(frente e verso), caso este não seja o utilizado para cumprir o item anterior;


NO CASO DE CANDIDATOS/AS MENORES DE 18 ANOS, a solicitação de atendimento pelo nome social deve ser acompanhada ainda de:
I. Imagem digital do Documento Oficial de Identificação (RG) da/o responsável legal (frente e verso).

Para todas as imagens, tenha atenção aos requisitos de legibilidade

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• Como são distribuídas as vagas?

As vagas de cada curso são distribuídas entre ampla concorrência (à qual todos concorrem) e sistema de cotas.


(clique na imagem acima para ampliar)

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• Como posso concorrer através do sistema de cotas pelo IFBA?

Podem concorrer pelo sistema de cotas os/as candidatas/os que:

  1. Sejam Pessoa com Deficiência

  2. Seja Quilombola que estudou em escolas públicas

  3. Tenham estudado em escola do sistema público de ensino:

        - Para a forma INTEGRADA, ter estudado TODO o Ensino Fundamental em escola pública. 
        - Para a forma SUBSEQUENTE, ter estudado TODO o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em escola pública. 

Dentre as vagas reservadas para candidatos/as que tenham estudado em escola do sistema público de ensino, há ainda reserva de vagas para candidatos/as:

       3.1 - Com renda bruta familiar mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo.
       3.2 - Pretos/as, Pardos/as e Indígenas.

Somente será matriculado/a nas vagas reservadas o/a candidato/a que apresentar toda a documentação comprobatória da condição de cotista. 


(clique na imagem acima para ampliar)

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• Posso concorrer no processo seletivo pelas cotas e também pela ampla concorrência?
Sim. Todos/as os/as candidatos/as inscritos/as pelo sistema de vagas reservadas (cotas) automaticamente também concorrem em ampla concorrência.

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• Como comprovar que sou Pessoa com Deficiência?
No momento da matrícula, os/as candidatos/as que se inscreveram como Pessoas com Deficiência deverão apresentar os exames e laudo médico original, atestando a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). Confira regras do item 5 do Edital.

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• Quando vou saber se fui aprovado/a no Processo Seletivo?
A lista dos aprovados será publicada no site do Processo Seletivo na data determinada no cronograma do edital.

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• A matrícula dos/as aprovados/as será presencial?
Para a matrícula será obrigatória a entrega dos documentos físicos originais + cópia. No entanto, o seu campus poderá solicitar o envio online prévio das imagens digitais dos documentos para pré-análise. 
Na data de publicação do resultado do Processo Seletivo, serão publicados também as datas e os procedimentos de matrícula de cada campus.

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• Caso eu seja aprovado/a no Processo Seletivo, quais são os documentos exigidos para matrícula?

Confira a relação completa na página de documentação para matrícula, clicando aqui

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• Podem ser publicadas mais de uma lista (2ª chamada) de aprovados/as convocados/as para matrícula?
Caso haja vagas não preenchidas na 1ª chamada dos cursos (por desistência do/a candidato/a, por não comparecimento na data da matrícula ou por não comprovação da documentação obrigatória) serão convocados/as para matrícula os/as próximos/as candidatos/as da ordem de classificação, respeitando o sistema de reserva de vagas (cota) ou a ampla concorrência. 

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• Quantas chamadas (listas de convocação) são feitas para cada curso?
O IFBA fará quantas chamadas (listas de convocação) forem necessárias para o preenchimento total das vagas dos cursos, respeitando a lista de classificação e o sistema de reserva de vagas (cota) ou a ampla concorrência.
As chamadas se encerram quando todas as vagas dos cursos forem preenchidas (por estudantes matriculados/as)

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• Há bolsa de estudos, transporte ou outro benefício? Como funciona a Assistência Estudantil?
Tire suas dúvidas sobre a Assistência Estudantil no IFBA enviando a sua pergunta para o e-mail dpaae@ifba.edu.br.
Algumas informações podem ser localizadas no Site da Diretoria responsável pela Assistência Estudantil.

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• O que é o procedimento das bancas de Heteroidentificação Racial de pessoas Negras (Pretas e Pardas)?
É uma etapa obrigatória do processo de seleção que tem o objetivo de evitar fraudes nas cotas raciais e proteger o direito da população negra. É um procedimento voltado para quem decidir optar por concorrer às vagas reservadas a pessoas negras (pretas e pardas).

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• Como funcionam as bancas de Heteroidentificação Racial de pessoas Negras (Pretas e Pardas)?
O procedimento é regido pela Resolução nº24/2021 do Conselho Superior do IFBA. As orientações para submissão aos procedimentos de aferição do direito às vagas reservadas de que trata este edital serão publicadas, em data anterior ao início das convocações para matrícula, em documentos Anexos a este edital. O/A candidato/a deve acompanhar o site..

Cabe destacar que se o/a candidato/a for aprovado/a pode ser convocado/a a qualquer tempo para procedimento de heteroidentificação racial em formato presencial ou telepresencial síncrono.

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• O que acontece em caso de indeferimento pela banca de Heteroidentificação Racial de pessoas Negras (Pretas e Pardas)?
O/a candidato/a poderá submeter recurso no prazo determinado no edital. Após o parecer da Banca Recursal não caberá novo recurso. Se o recurso for indeferido, o/a candidato/a perderá o direito à matrícula na vaga reservada para pessoas negras (pretas e pardas), podendo ser realocado/a entre as demais vagas do Processo Seletivo, caso ainda haja. Do parecer da Banca Recursal não caberá outro recurso

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Como comprovar na matrícula que sou indígena e tenho direito à cota?

Na matrícula de indígenas convocados/as, será necessário apresentar, além do restante da documentação elencada no edital, o documento ANEXO 5, 'Autodeclaração de Indígena’, preenchida e assinada. A equipe do IFBA irá conferir a documentação para avaliar se atende aos requisitos para matrícula.

Esse ANNEXO 5 está disponível no edital, para impressão e preenchimento. confira em: https://portal.ifba.edu.br/processoseletivo2024/edital

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•  Quem tem direito a concorrer às vagas reservadas para Quilombolas?

Poderão concorrer a essas vagas candidatos/as que atendam a todas as seguintes condições:
   I. ser quilombola e morador/a de Comunidade Quilombola, urbana ou rural;
   II. ter cursado integralmente o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) (e, no caso de cursos SUBSEQUENTES, também o Ensino Médio (1º ao 3º ano)) em escola(s) do sistema público de ensino;
   III. ter concluído a inscrição, tendo nela: informado ser quilombola oriundo de escola pública e;
   IV. ter confirmado na inscrição a opção por concorrer a esta modalidade de cota.

A comprovação de pertencimento à comunidade quilombola ocorrerá NO ATO DA MATRÍCULA DOS ESTUDANTES SELECIONADOS, mediante apresentação de: 
   I. Certidão de autodefinição expedida pela Fundação Cultural Palmares
   II. Declaração de que a(o) candidata(o) mora na comunidade quilombola, assinada pela(o) Presidenta(e)/Coordenador(a) da Associação Quilombola a qual o candidata(o) pertence, bem como, de mais duas testemunhas da própria comunidade, sendo que uma das testemunhas deverá fazer parte da Direção/Coordenação da Associação.

As Comunidades Remanescentes de Quilombos são apenas aquelas certificadas pela Fundação Cultural Palmares, nos termos do Decreto 4.887 de 2003.

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•  O que são os Critérios de Legibilidade?

Um arquivo legível permite a perfeita identificação, sem dúvidas, de todos os sinais gráficos (textos, imagens e/ou números) presentes no arquivo.

Todas as imagens de documentos eventualmente anexados no sistema de inscrição, ou enviados para bancas ou para matrícula, devem ser submetidas em formato de imagem digital conforme os seguintes requisitos de legibilidade:

I. arquivos na extensão PDF, JPG, JPEG, TIFF ou PNG;
II. tamanho máximo de 5Mb (cinco megabytes) por arquivo;
III. arquivos legíveis
IV. arquivos completos, sem cortes;
V. frente e verso, caso se aplique;
VI. todas as páginas, caso se aplique.

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  Acho que o IFBA cometeu um erro. Como posso pedir uma correção?

O cronograma prevê um período para você interpor recurso a cada etapa do processo.
Recurso é um pedido formal de revisão de algum erro que você acredite que o IFBA tenha cometido.

*Mas atenção: Recursos não serão atendidos caso o erro tenha sido do/a próprio/a candidato/a.

Para realizar o seu pedido de recurso, acesse o mesmo sistema de inscrição (ingresso.ifba.edu.br/inscricao), com seu CPF e senha, e clique, no menu lateral, na opção "recursos".
Atente ao prazo do cronograma para cada tipo de recurso específico.


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•  Errei alguns dados de informações ou opções durante a inscrição. O que devo fazer?

Durante o período de inscrição, ainda é possível corrigir. Acesse o sistema de inscrição com seu CPF e senha e faça as edições necessárias.

Atenção. Ao final do período de Inscrição não será mais possível editar.

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•  Quem tem direito à isenção parcial da taxa de inscrição para cursos INTEGRADOS?

A isenção parcial da taxa de inscrição garante 90% de desconto na taxa de Inscrição. Ao invés de pagar R$50,00, quem comprovar o direito pagará R$5,00 (cinco reais)

Como somente haverá cobrança de taxa dos inscritos para os cursos INTEGRADOS, terá direito à isenção parcial quem comprovar que estudou todo o ensino fundamental II (do 6º ou 9º ano) em escolas públicas ou como bolsista integral (bolsa de 100%).
Confira neste link se as escolas onde você estudou são publicas.

Para solicitar e comprovar, na sua inscrição marque a opção e anexe, no mesmo sistema, as imagens dos documentos comprobatórios (veja o ITEM 9.4 do edital).

Em seguida, acompanhe as publicações no site para conferir se seu pedido de isenção foi concedido


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• Preciso de atendimento diferenciado (especial) no dia da prova para os cursos INTEGRADOS. Como devo solicitar?

O candidato que precisar de atendimento especial deverá informar, no sistema de inscrição, qual tipo de atendimento necessita e anexar à inscrição os documentos de comprovação (laudo) - ainda durante o período de inscrições.

Os atendimentos diferenciados que estarão disponíveis na realização da prova são:
a) Ledor: Serviço especializado de leitura da prova para pessoas com deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia. O ledor poderá ser responsável também pela transcrição das respostas da/o candidata/o para as folhas de resposta, quando se mostrar necessário;
b) Transcritor: Serviço especializado de preenchimento das folhas de resposta para participantes impossibilitados de escrever ou de preencher essas folhas;
c) Prova ampliada: Prova impressa em papel A3 (aproximadamente fonte de tamanho 24) para facilitar a leitura por parte de pessoas com baixa visão;
d) Prova em braile: Prova transcrita segundo um código em relevo, voltada para deficientes visuais, candidatos com baixa visão e/ou visão monocular; e) Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais): Profissional habilitado para mediar a comunicação entre surdos e ouvintes e, no ato da prova, traduzir do português para Libras o conteúdo abordado, assim como qualquer outra comunicação no ambiente da aplicação da prova;
f) Sala acessível: Local de prova provido de acessibilidade a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, rota de acesso sem obstáculos;
g) Sala mais vazia: Locais de prova indicados para pessoas com deficiência auditiva, deficiência intelectual, transtorno mental grave ou severo, déficit de atenção ou dislexia;
h) Sala de amamentação: Locais reservados para a acomodação de crianças em fase de amamentação, acompanhadas de adultos indicados pelo responsável.
i) Tempo adicional para realização da Prova: Conforme avaliação e parecer da equipe médica do IFBA, aqueles candidatos que necessitarem, utilizarão o atendimento diferenciado e poderão ter direito ao tempo adicional de prova de 60 minutos.

Atenção: O atendimento diferenciado no dia da prova não tem correlação com a reserva de vagas. Patologias que não são consideradas deficiência podem ter o atendimento diferenciado deferido. A/o candidata/o que tiver direito ao atendimento diferenciado no dia da prova não necessariamente estará concorrendo às vagas reservadas aos candidatos com deficiência.

A confirmação do deferimento dos pedidos de atendimento diferenciado deve ser verificada pelo própria/o candidata/o no site, na página de publicações, conforme cronograma.

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•  O sistema informa que já existe cadastro com meu CPF, mas não me lembro de ter cadastrado. O que faço?

Quando o sistema informa que já há cadastro para o CPF informado, possivelmente isso se deve ao fato de que você, ou algum de seus responsáveis ou conhecidos, iniciou o seu cadastro, mesmo que não tenha concluído toda a inscrição. Isso pode ter sido feito neste ano ou em ano anterior, pois o sistema é o mesmo. 

Para acessar novamente o cadastro e concluir a sua inscrição, acesse a página de login do sistema e utilize o número do seu CPF (sem pontos e traços. Informe apenas os números) e a mesma senha que foi criada no cadastro.

Atenção! Se você já tem cadastro, clique no botão cinza, onde está escrito "Já tenho cadastro", conforme destacado em vermelho na imagem abaixo:


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Não me lembro qual senha eu cadastrei no sistema. Posso criar uma nova?

Sim. 

Para realizar uma troca de senha, acesse o sistema de inscrição e localize (abaixo do campo onde inserir senha) a frase em azul "Criar ou Recuperar senha" (veja imagem abaixo).
Clique nela e na tela a seguir, informe o e-mail que você cadastrou na sua inscrição.

Você receberá no seu e-mail cadastrado um e-mail automático nosso, com um link para criar a sua nova senha. 




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Esqueci qual e-mail cadastrei no sistema de inscrição. Como descobrir se eu esqueci?

Envie e-mail para  com:

  • Número de CPF da pessoa cadastrada
  • Imagem frente e verso do RG da pessoa candidata.

Nó iremos conferir no sistema e te responder por e-mail (em até 48 horas úteis) informando qual é o e-mail que está cadastrado com esse CPF no nosso sistema.

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• Não uso mais o e-mail que eu havia cadastrado. Posso trocar o e-mail que cadastrei no sistema?

Sim. Você pode trocar caso tenha perdido o acesso ao seu e-mail ou se errou a digitação do seu e-mail no cadastro em nosso site.

Solicite a troca enviando um e-mail para nós () contendo:
- Imagem do seu RG frente e verso.
- Imagem do seu documento onde esteja visível o número de seu CPF.
- O endereço do seu e-mail novo que deseja utilizar no seu cadastro em nosso sistema.

Atenção: Temos até 48h úteis para atender a esses pedidos.

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• Onde encontro o boleto para pagar a taxa de inscrição?

Se você já preencheu todos as páginas da inscrição para cursos INTEGRADOS, há duas situações diferentes:

Se você solicitou Isenção parcial da taxa de inscrição:
1 - Será necessário aguardar a publicação da "Lista Preliminar de beneficiados/as com isenção parcial da taxa de inscrição". Confira no Cronograma a data programada para ser publicada.

Se você NÃO fez solicitação de isenção, o boleto já estará disponível. Siga os passos abaixo:
1 - Acesse o sistema de inscrição com o CPF e senha que você cadastrou.
2 - Na opção "Minhas inscrições" ou no "Resumo da inscrição" localize na parte superior direita um botão verde onde está escrito "Gerar Boleto", conforme imagem abaixo:

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• Quem tem direito à isenção parcial (desconto de 90%) da taxa de inscrição dos cursos INTEGRADOS?

Conforme o ITEM 9 do Edital, de acordo com a Resolução nº 31 de 2019, do CONSEPE-IFBA, têm direito à isenção parcial da Taxa de Inscrição aos candidatos que COMPROVEM que atendem a um dos seguintes requisitos:

  • a) Tenha cursado todo o Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;
  • b) Tenha cursado todo o Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país e seja concluinte do supletivo do Ensino Fundamental ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;
  • c) Tenha cursado todo o Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) na condição de bolsista integral (100%) em estabelecimento da rede privada de ensino sediado no país.

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Como comprovar que tenho o direito à isenção parcial (desconto de 90%) da taxa de inscrição dos cursos INTEGRADOS?

Se você se enquadra nas condições desse direito e deseja solicitar a isenção parcial:

  1. No sistema de inscrição, marque a opção de que estudou do 6º ao 9º ano em escolas públicas ou como bolsista integral
  2. Na tela do sistema que pergunta se você deseja a isenção parcial, marque "SIM"
  3. Na tela seguinte, anexe os documentos elencados:
    • imagem (frente e verso)  do Documento Oficial de Identificação (RG ou equivalente) do/a estudante candidato/a, com foto atualizada
    • Documento escolar que comprove que todos os anos do Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º e 9º ano) foram estudados EM ESCOLAS PÚBLICAS, ou em escola particular na condição de bolsista integral (100% gratuidade). O documento escolar pode ser:

  - o Histórico Escolar completo do Ensino Fundamental 
  - ou uma declaração da instituição de ensino na qual está matriculado/a
  - ou o ANEXO 8 do edital, devidamente preenchido

Atenção: o documento escolar somente será considerado válido se contiver todos os requisitos exigidos pelo EDITAL:

  • imagem legível (onde seja possível ler todas as informações, sem dúvidas) 
  • a informação do 6º, 7º, 8º e 9º ano (se contiver somente informação do 9º ano, será considerado insuficiente, e será desconsiderado)
  • emitida em papel timbrado (ou Anexo8 com com marca ou carimbo da escola)
  • com o nome completo da escola
  • o nome completo do/a estudante
  • com carimbo constando o nome por extenso do/a diretor/a do estabelecimento, ou seu/sua substituto/a legal
  • devidamente assinado pelo/a diretor/a do estabelecimento, ou seu/sua substituto/a legal

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• No Resumo da minha inscrição não me foi dada opção de escolher uma das cotas. Porquê?

O sistema identifica a cota a que você tem direito com base nas informações prestadas por você no seu formulário de inscrição. Entenda melhor:

Somente podem concorrer às cotas os candidatos e candidatas que cumpram por completo todos os requisitos legais, segundo a Lei de cotas Brasileira, para cada tipo de vaga.

Cotas para Estudantes de Escolas públicas somente podem ser ocupadas por quem estudou TODOS os anos em escola pública (desde o 1º ano do Ensino Fundamental).

Se você informou que estudou ao menos 1 ano em escola que não é mantida pelo poder público (escolas particulares, mesmo que com bolsa de estudos) você não cumpre os requisitos legais para concorrer a essas cotas. Mas ainda poderá concorrer a alguma das outras vagas.

Note ainda na imagem abaixo que algumas cotas estão contidas no critério de escolas públicas. Ou seja: As cotas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, as cotas do critério de renda e parte das cotas para Pessoa com Deficiência somente serão uma opção para você se você tiver estudado todos os anos em escolas públicas.

Há também cotas de vagas para Quilombolas que estudaram desde o 6º ano do Ensino Fundamental em Escolas públicas, critério dado por regulamentação própria do IFBA. Neste caso, se você estudou algum ano a partir do 6º ano em escola que não é mantida pelo poder público (escolas particulares, mesmo que com bolsa de estudos) , você não se enquadra nos critérios desta cota. Mas você ainda poderá concorrer a outras vagas.


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• Como posso saber se eu fui aprovado/a e devo me apresentar para matrícula?

As pessoas aprovadas, e que devem se apresentar às bancas de verificação do direito a matrícula nas vagas, terão seu nome publicado na lista DEFINITIVA do resultado (a ser publicada em 27/11/2023 na página de Publicações).
As/os candidatas/os classificadas/os dentro do número de vagas ofertadas serão convocadas/os para as bancas de verificação do direito à vaga e, posteriormente, para a matrícula, enquanto houver vagas disponíveis, conforme a ordem decrescente de classificação das/os candidatas/os classificadas/os na mesma ‘Reserva de Vaga’, mesmo curso e mesmo campus, conforme as políticas de reserva de vagas.

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• O que é a lista PRELIMINAR?

O ‘Resultado PRELIMINAR de Classificação’ NÃO SIGNIFICA APROVAÇÃO nem convocação para matrícula.

O resultado PRELIMINAR é destinado APENAS a possibilitar às/aos candidatas/os a conferência da situação de sua inscrição e eventual identificação de necessidade de correção de ação do IFBA.

Caso a/o candidata/o identifique erro do IFBA no Resultado PRELIMINAR, poderá interpor RECURSO. Caso haja deferimento de recurso(s), a alteração necessária poderá acarretar em alteração classificatória, podendo gerar inclusão ou até exclusão de candidatos para o ‘Resultado DEFINITIVO"

Os/As candidatos/as devem acompanhar e aguardar a publicação da Lista DEFINITIVA do resultado (a ser publicada em 27/11/2023)

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• O que significa "Lista de espera"?

Na lista de espera estão os/as candidatos/as que não foram eliminados, mas cuja pontuação não os classificou dentro do numero de vagas disponível no edital para seu tipo de cota/ampla concorrência.

Os/As classificados da lista de espera que tiverem as maiores notas poderão ser convocados em uma chamada para vagas remanescentes somente caso alguém que foi convocado desista ou não possa preencher a vaga (conforme explicado no ITEM 22 do edital). Atenção: somente haverá convocação de lista de espera se todas essas condições forem atendidas.

O Número de chamadas para vagas remanescentes não é pré-determinada. Caso seja necessário, serão publicadas novas chamadas enquanto houver necessidade de preencher as vagas disponibilizadas.

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• Não encontro meu nome na lista publicada. Como posso encontrar?

Siga esse passo-a-passo:

1. Acesse a página de Publicações e clique no nome do seu campus escolhido.
2. No arquivo .PDF que será aberto, procure o nome do curso que você escolheu como 1ª opção.
3. Na relação do seu curso, procure pelo seu tipo de vaga (veja aqui os códigos de cada tipo de vaga).
4. Pronto: Na relação do seu tipo de vaga, do seu curso e do seu campus, procure o seu nome.

Você também pode procurar seu nome no arquivo .PDF usando um atalho de busca.
> No computador: utilize as teclas do teclado: pressione ao mesmo tempo a tecla Ctrl e a tecla F. Na janelinha que será aberta, digite seu nome e clique no tecla Enter.
> No celular: clique no canto superior direito no ícone de opções (pode ser três pontinhos juntos) e clique na opção "buscar" ou "localizar". Em seguida, digite seu nome para localizar.

Se você não localizar seu nome na lista, pode ser que você não tenha tido pontuação suficiente para ficar dentro do numero de vagas. Clique aqui para saber como consultar a sua situação individual no sistema.

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Como vejo a minha pontuação na prova do Integrado e minha classificação individual para conferir se está tudo certo?

Acesse ingresso.ifba.edu.br/inscricao, com o mesmo CPF e senha da inscrição, e clique em "Minhas inscrições" e veja seu "Extrato de Desempenho".
Lá você verá a sua situação individual (convocado/a; em lista de espera; ou eliminado/a), verá a classificação em número ordinal (na classificação geral da ampla concorrência e também por cota, caso haja).
Na página verá também a pontuação obtida na sua prova, por disciplina e geral também.

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• Posso mudar o curso escolhido?

Troca de curso somente foi permitida durante o período de inscrição, prazo que já encerrou em 29/09/2023.
A concorrência se dá somente entre os/as candidatos/as que escolheram o mesmo curso no período de inscrição e não muda.

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• Como funciona a classificação nos cursos de 1ª e 2ª opção?

O curso de 1ª opção é o curso pelo qual o candidato irá concorrer prioritariamente. A classificação geral da/o candidata/o se dará pela Ampla Concorrência apenas do curso escolhido como 1ª opção.

Para os cursos que, após a convocação de todas/os as/os candidatas/os aptas/os (em 1ª opção), permanecerem com vagas remanescentes, serão convocadas/os as/os candidatas/os aptas/os que na inscrição optaram pelo curso em 2ª opção, conforme disposto no ITEM 7.9.2 do Edital.

A/O candidata/o somente será convocada/o para a sua 2ª opção, se todas as seguintes condições forem atendidas: 

  • a. ainda não tiver sido convocada/o para o curso da sua 1ª opção;
  • b. o curso que escolheu como 2ª opção estiver com vagas remanescentes, ou seja, vagas não ocupadas após a convocação de todas/os candidatas/os aptas/os de 1ª opção naquele curso;
  • c. a sua posição na classificação no curso de 2ª opção seja contemplada em uma das convocações.

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• Por que uma pessoa que fez menos pontos na prova do Integrado pode ser convocada enquanto outra pessoa que fez mais pontos pode ficar de fora?

A classificação para convocação à matrícula é feita observando as regras da Lei de Cotas Nacional. A lei de cotas (Lei nº 12.711 de 2012) é um instrumento de reparação social que visa dar oportunidades a grupos que historicamente sofrem os efeitos da desigualdade, com vistas a uma melhoria processual das oportunidades que essas pessoas podem ter na sociedade. O IFBA obedece a esta lei e implementa também cotas institucionais próprias, para que grupos da realidade local baiana sejam contemplados.

Inicialmente, TODOS/AS inscritos/as concorrem às vagas da Ampla Concorrência. Como o nome sugere, essas vagas são destinadas AMPLAMENTE  a todos/as, sejam cotistas ou não. Não existe cota para estudantes de escola particular. Os estudantes de escolas particulares concorrem, junto com todos os demais, às vagas da ampla concorrência.

Quanto às vagas das COTAS, um cotista concorre apenas com outros cotistas que concorrem ao mesmo tipo de vaga.
Por exemplo: um cotista da vaga do tipo R2 deve comparar suas notas apenas com outros cotistas da vaga R2 do mesmo curso e mesmo campus.

ATENÇÃO! Para conferir seu direito a uma vaga, compare suas notas apenas entre candidatos que concorrem com você nessas três condições, cumulativamente:

  • candidatos/as ao mesmo campus que você
  • candidatos/as ao mesmo curso que você
  • candidatos/as ao mesmo tipo de vaga que você





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