Você está aqui: Página Inicial > Processo seletivo 2020 > Cursos > Integrado > Curso Salvador
conteúdo

Juntos somos IFBA - Processo Seletivo para cursos técnicos

cursos

Cursos integrados - Salvador

 TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

O técnico em automação industrial terá uma formação técnica com ênfase em manutenção dos sistemas e instrumentos diversos envolvidos num processo industrial químico, petroquímico e de petróleo, do mais simples ao mais complexo e atual, sem perder de vista o seu desenvolvimento enquanto empreendedor.

 

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

 O técnico em edificações, da área de construção civil, desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma, ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).

 

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

 O técnico em eletrônica executa a instalação e a manutenção de equipamentos bancários, industriais, comerciais, médicos, hospitalares, etc. O profissional ao final do curso estará qualificado para atuar também com sistemas elétricos de baixa tensão, motores, controladores, inversores de frequência e Soft-Start. O profissional estará apto a manusear os diversos instrumentos na área da eletrônica, elétrica e automação, realizando medições e testes, bem como procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção dos mais diversos equipamentos eletrônicos. O técnico em eletrônica pode atuar na área de telecomunicações, instalando, configurando, aferindo e efetuando manutenção de centrais telefônicas públicas e privadas, sistemas de cabeamento interno e externo, rede de dados e computadores, sistemas de alarmes e segurança eletrônica, circuito fechado de TV. Está apto para atuar também na área de informática, instalando, configurando e efetuando manutenção em computadores e demais equipamentos de informática.

 

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

O técnico em eletrotécnica elabora e executa projetos elétricos residenciais, prediais e industriais; realiza, supervisiona e controla a manutenção em sistemas elétricos; faz utilização e ligações de instrumentos, motores e transformadores elétricos; executa montagem de circuitos e painéis elétricos; faz a manutenção de motores e equipamentos eletroeletrônicos.

 

TÉCNICO EM GEOLOGIA

A geologia é uma ciência natural que está intimamente ligada a física, química, matemática e ao raciocínio espacial, sendo estes aspectos muito importantes para a compreensão e desenvolvimento das atividades do profissional técnico em geologia. Pela dinâmica de interatividade com áreas variadas do conhecimento, essa profissão fornece sólida base para atuação em campos como: ambiente, mapeamentos, recursos minerais e hídricos. A prática profissional do estudante do curso em voga, envolve, entre várias atribuições, atividades de campo, nas quais os materiais geológicos são examinados, descritos, identificados e amostrados para posterior desenvolvimento dos trabalhos pós-campo.

 

TÉCNICO EM MECÂNICA

O técnico em mecânica atua auxiliando os engenheiros de manutenção mecânica, no planejamento da manutenção de inspeção e de produção, nas indústrias automobilísticas, naval, química, petroquímica, de petróleo, alimentícia, metalúrgica, papel e celulose, de montagem e prestadoras de serviços de manutenção. As atividades executadas, dentre outras, prevêem: planejamento de manutenção de equipamentos e unidades industriais; orçamento de serviços e materiais para manutenção; interpretação e/ou supervisão de serviços de manutenção industrial e de ensaios dinâmicos, mecânicos e tecnológicos em máquinas ou equipamentos; acompanhamento da montagem e de instalações de equipamentos e máquinas em plantas industriais; acompanhamento do desempenho de equipamentos e máquinas em operações e/ou em paradas de plantas industriais.

 

TÉCNICO EM QUÍMICA

O técnico em química estará apto para atuar em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento; laboratórios de controle de qualidade e áreas afins; operar analisadores dispostos em linha; controlar e operar diversos processos industriais químicos.

 

TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

O técnico em refrigeração industrial atuará em qualquer tipo de indústria possuidora de máquinas e equipamentos de refrigeração, como indústrias naval, química, petroquímica, alimentícia, hoteleira, shopping center, dentre outras, além de empresas prestadoras de serviços de manutenção, instalação e projetos em refrigeração industrial. O profissional estará apto a: conhecer a área industrial, seus segmentos e ocupações; identificar instalações, máquinas e equipamentos; interpretar fluxogramas/desenhos técnicos e elaborar croquis à mão livre; interpretar e aplicar normas técnicas e procedimentos pertinentes; utilizar conhecimentos de matemática, física e química termodinâmica para resolver problemas práticos ligados à refrigeração industrial; identificar, avaliar e quantificar recursos necessários à execução de manutenção em sistemas de refrigeração industrial como mão de obra, produtos, serviços, materiais, ferramentas, máquinas e equipamentos; especificar métodos e procedimentos adequados à execução de serviços de manutenção em sistemas de refrigeração industrial solicitados; especificar e recomendar peças de reposição para máquinas e equipamentos de refrigeração.



 
Contatos | E-mail: selecao2020@ifba.edu.br

Copyright © 2019 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Todos os direitos reservados.