A Pró-reitoria de Ensino – PROEN, através do Departamento de Seleção de Estudantes (DESEL), motivada pelas avaliações dos Processos Seletivos realizados anteriormente para ingresso nos cursos técnicos, juntamente a uma comissão (constituída através da Portaria nº 1.162 de 05 de abril de 2018) multidisciplinar composta por professores e pedagogos do IFBA, realizou um estudo e analisou as práticas realizadas entre os Institutos da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica:
Dentre 33 (trinta e três) Institutos Federais pesquisados, apenas cinco (incluindo o IFBA) realizam prova de redação em seu processo seletivo;
O Processo Seletivo realizado pelo IFBA estava há anos sem modificação e destoante das demais instituições integrantes da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica;
A metodologia empregada pelo IFBA também estava obsoleta frente às tendências da Educação no mundo;
A redação no estilo dissertativo-argumentativo, que vinha sendo cobrado nos processos seletivos anteriores, não faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental;
O desempenho médio na prova de redação dos alunos aprovados, em dois anos consecutivos, foi abaixo de 60%. Portanto, verifica-se que a prova de redação não é determinante para selecionar qualitativamente;
A retirada da nota de corte da prova objetiva se deve ao fato de a redação ter sido retirada, pois a nota de corte era utilizada como critério para correção da redação;
Em relação aos cursos subsequentes, a configuração do público interessado mudou. Tratam-se de candidatos, que concluíram o Ensino Médio há bastante tempo e que muitas vezes buscam uma reciclagem profissional ou recolocação no mundo do trabalho;
Existe também a necessidade de se levar em consideração as diferentes realidades dos municípios da Bahia contemplados com campus do IFBA, em que as oportunidades e a qualidade de ensino não possuem o mesmo patamar;
Além dessa análise, a comissão se debruçou sobre as políticas de ensino dispostas no Projeto Pedagógico Institucional do IFBA que preza que “o ensino no IFBA deve ter por princípio a formação do sujeito histórico-crítico e a vinculação com a ciência e tecnologia destinada à construção da cidadania e da democracia, mediante o enfrentamento a todas as formas de discriminação e preconceito, a defesa do meio ambiente e da vida e a criação e produção solidárias em uma perspectiva emancipadora. [...]
Neste sentido, a instituição deverá: [...]
- Criar mecanismos de promoção dos conhecimentos fundamentais para os alunos ingressantes no Instituto, em todas as modalidades e formas de ensino;
- Implantar ações que promovam o ingresso e a permanência de estudantes oriundos de segmentos socioeconômicos em vulnerabilidade social e grupos historicamente excluídos;
- Implementar um programa permanente de avaliação e acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão; [...]"
Confira as mudanças:
- Os candidatos, tanto para os cursos integrados quanto para os subsequentes, farão apenas prova objetiva. A prova de redação foi retirada. Confira o conteúdo programático;
- Para os cursos subsequentes, a prova mudou: serão 30 (trinta) questões objetivas sendo 15 (quinze) de Português, 10 (dez) de Matemática e 5 (cinco) de Atualidades. Não haverá prova de língua estrangeira;
- Os candidatos poderão escolher duas opções de curso no ato da inscrição. Clique aqui para saber mais;
- Não haverá nota de corte, mas os candidatos deverão acertar pelo menos uma questão da prova objetiva;
- Os candidatos poderão solicitar atendimento pelo nome social. Saiba mais aqui;
- As provas começarão às 9h (horário local). Os candidatos terão até 3 horas e 30 minutos para realizar a prova. Os portões serão abertos às 8h10 e fechados às 8h50.
De posse disso, as mudanças propostas e aprovadas pelo IFBA tem o objetivo de:
a) Adequar o Instituto à realidade da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica, alinhando suas práticas.
b) Garantir o acesso de forma igualitária, de modo a assegurar o que dispõe a Lei de Cotas, que determina a reserva de 50% das vagas do IFBA para alunos que estudaram, integralmente, em escola pública.
c) Proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências em vez de exigir que os alunos já ingressem preparados.
Dessa forma, o IFBA, em consonância com suas políticas de ensino, visa cada vez mais adotar mecanismos de permanência e êxito, de modo a consolidar-se como uma Instituição referência em educação profissional e tecnológica e de modo cada vez mais inclusivo.