Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo 2018 > Inscrição > Ingresse no IFBA

Processo seletivo IFBA 2018. Nós temos historia, você tem o futuro, juntos somos IFBA

Inscrições

Como eu faço para entrar no IFBA?

Para ingressar no IFBA, o candidato deve, primeiramente, conhecer as formas de ensino (integrado, subsequente, Proeja ou superior) e avaliar se possui os pré-requisitos mínimos para ingresso, ou seja:

- nos cursos da forma integrada, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental;
- nos cursos da forma subsequente, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio;
- nos cursos do Programa de Educação de Jovens a Adultos (Proeja), o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental;
- nos cursos superiores, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio.

Os estudantes que desejam fazer um curso técnico (integrado e subsequente) devem fazer uma prova; os que querem cursar o Proeja devem ficar atentos à forma de seleção em cada campus. Já para ingressar nos cursos superiores, é necessário fazer o ENEM.


Todos os nossos cursos são gratuitos.

Entenda os cursos 

Os cursos da forma Integrada são destinados a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental. São cursos que unem educação profissional e Ensino Médio. Duração média: de 3 a 4 anos, a depender do campus.

Os cursos Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) são uma modalidade dos cursos Integrados. A diferença é que são voltados para estudantes que não concluíram seus estudos na idade padrão. Podem cursar quem tem a partir de 18 anos. Duração média de 4 anos.

Os cursos Subsequentes são cursos técnicos profissionais voltados para estudantes que já concluíram do Ensino Médio. Duração média de 2 anos.

Os cursos Superiores estão divididos em licenciatura, bacharelado e graduação tecnológica. As licenciaturas têm duração média de 4 anos; os bacharelados, de 4 anos; e as graduações tecnológicas, de 3 anos.

 

Confira os horários dos cursos

Ofertamos cursos em diversos horários. Os cursos da forma Integrada são predominantemente pela manhã ou pela tarde; os do Proeja são noturnos; os Subsequentes são predominantemente noturnos; e os cursos Superiores são noturnos ou pela tarde. Confira nos editais as informações completas, pois vários cursos possuem aulas aos sábados e você poderá encontrar aquele que mais se adequa aos seus horários.

 

Entenda o Processo Seletivo IFBA

  • Todos os cursos do IFBA são gratuitos.
  • As inscrições acontecem uma vez por ano no site do IFBA; geralmente são abertas entre julho e agosto. Acompanhe nosso site e redes sociais!
  • Quem estudou em escola pública tem direito a isenção parcial da taxa de inscrição. Mas, é necessário entregar os documentos listados no edital no prazo correto, acompanhar todas as etapas e conferir se o pedido foi aceito.
  • Se o pedido de isenção parcial não for aceito, você pode entrar com recurso uma vez e, se mesmo assim não for aceito, é preciso pagar o valor integral da taxa de inscrição.
  • É necessário acompanhar todas as etapas do Processo Seletivo, pois você só estará concorrendo e participando se seu nome estiver na lista final de inscrições aceitas (homologadas).
  • As taxas de inscrição são somente para os cursos Integrados e Subsequentes. Já os candidatos dos cursos Superiores pagarão apenas a taxa do Enem, pois a seleção é realizada 100% pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).


Entenda a política de concorrência às vagas 

O IFBA possui reserva de vagas para estudantes vindos de escola pública e para candidatos com deficiência. 

A concorrência será composta pela reserva de 50% das vagas para escola pública, 45% para a ampla concorrência e 5% para pessoa com deficiência. Dentre as vagas com reserva, 50% serão destinadas aos estudantes com renda familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio; e 50% para os estudantes com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Dentro da cada parte da reserva, 77% serão preenchidas por pretos, pardos e indígenas e 23% para as demais etnias. Essas vagas são divididas, ainda, em 9% para pessoa com deficiência, e 91% para os demais candidatos.

Depois dessa partição de vagas entre alunos de escola pública, restam as vagas de ampla concorrência, que consiste em 45%. O restante, 5% das vagas, são para estudantes com deficiência que não se estudaram integralmente em escola pública.

Saiba mais clicando aqui