Notícias
Projeto de Extensão e Pesquisa - Robótica Educacional como possibilidade de Iniciação à Programação nas Escolas Públicas conclui suas atividades em 2022 junto a Escola Chico Mendes.
O Projeto de Extensão e Pesquisa intitulado “Robótica Educacional como possibilidade de Iniciação à Programação nas Escolas Públicas: busca de disseminação do pensamento computacional” realizado nos espaços escolares da Escola Chico Mendes por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores (GEPROF) vinculado ao IFBA Campus Porto Seguro, buscou analisar o uso da Robótica Educacional como possibilidade de construção de conhecimentos por meio da iniciação a programação de educandos(as) da rede pública no mesmo município.
Aprovado em Chamada Pública Edital IFES n.º 01/2021 direcionada ao Apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação, o projeto trouxe bolsas e recursos materiais para o desenvolvimento das atividades formativas em uma escola pública. Para desenvolvimento e condução da pesquisa a proposta foi submetida e aprovada no Comitê de Ética do IFBA com registro CAAE nº 57623722.1.0000.5031 na Plataforma Brasil, e se estabeleceu uma parceria entre Secretaria Municipal de Porto Seguro e IFBA Campus Porto Seguro.
As atividades do projeto foram desenvolvidas em turmas do turno matutino e vespertino dos anos finais do Fundamental II, 8º e 9º Anos, da Escola Chico Mendes trabalhando com tópicos sobre Introdução à Robótica,Componentes Eletrônicos, Microcontrolador Arduino, Montagem e Programação de Circuitos, Sensores, Montagem e Programação de Robôs Móveis. Os processos formativos desenvolvidos nas salas de aula da Escola por meio de encontros semanais no período regular, buscava realizar apresentação dos tópicos e promover práticas com metodologia relacionada à Computação Desplugada, e o estabelecimento de vivências com as tecnologias computacionais por meio da manipulação dos componentes eletrônicos e do computador para a utilização de softwares de Programação em Blocos, era realizado nos Laboratórios de Informática do IFBA Campus Porto Seguro em turno oposto.
Para a equipe do projeto formada por professores/pesquisadores e estudantes da Licenciatura em Computação e do Técnico em Informática, as ações possibilitaram uma diversidade de vivências que são impulsionadas durante a trajetória acadêmica, sobretudo para os licenciandos, relacionando aspectos técnicos, de organização e gestão de ações de projetos. Para os estudantes, bolsistas e voluntários, experienciar as práticas de extensão e pesquisa possibilitou um melhor entendimento sobre a instituição de ensino, da qual fazem parte, e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
A partir das vivências e desenvolvimento de artefatos robóticos, pelos alunos e membros da equipe de pesquisadores, foi realizada uma exposição para apresentação das ações do projeto na Escola Chico Mendes. Além das explicações sobre os projetos desenvolvidos, a ação também contou com depoimentos da diretora da Escola Chico Mendes, Lora Santiago, e dos alunos envolvidos. O momento foi de grande importância para que se desse um retorno para comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas, mostrando alguns dos resultados obtidos e principalmente reafirmando o compromisso no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de qualidade pelo IFBA.
A exposição contou com a participação dos pesquisadores responsáveis Pauleany Simões de Morais (IFBA/Reitoria) e Josualdo Dias (IFBA/PS) e a da equipe do projeto, Alan Santos Nunes, Amanda Gomes da Silva, Daniel de Souza Baltazar, Thifany Luane de Jesus Santos Oliveira, estudantes bolsistas e voluntários da Licenciatura em Computação, Dalvan Gustavo de Jesus Oliveira (2° Ano), Daniel dos Santos Silva (2° Ano), Heloísa Stella Azevedo Reis (1° Ano) e Julyana dos Santos Alves (4° Ano), estudantes bolsistas do curso Técnico em Informática. E recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro, ligados a Coordenação de Anos Finais do Fundamental II, e do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ivanildo Antonio dos Santos.
A gestão da Escola Chico Mendes recebeu as ações do projeto ao longo do ano de 2022 com muito empenho e compromisso, ao incluir nos horários de aula um espaço de tempo destinado ao projeto no turno regular. Há uma expectativa, do grupo gestor e dos pesquisados do IFBA, pela manutenção e ampliação das turmas atendidas pelo projeto em 2023, e assim desenvolver as atividades em turmas do 6º ao 9º Ano.
Para além dos efeitos transformadores acerca da popularização da ciência e tecnologia por meio da Robótica Educacional para Iniciação à Programação, da efetivação da inserção da Computação na Educação e da disseminação do Pensamento Computacional, o projeto contribuiu com ações de divulgação e incentivo ao ingresso de novos estudantes nos cursos integrados do IFBA Campus Porto.