Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Notícias_2021 > Comunicado da Direção Geral – 12/05/2021
conteúdo

Notícias

Comunicado da Direção Geral – 12/05/2021

publicado: 12/05/2021 10h17, última modificação: 12/05/2021 11h05

Prezados colegas do Campus Porto Seguro,

Desejando que todos estejam bem e com saúde, a Direção Geral vêm prestar as seguintes informações à comunidade:

 

SERVIÇO DE RECEPÇÃO NO CAMPUS:

Excepcionalmente no dia 13/05/21 (próxima 5ª.feira) o serviço de atendimento presencial na recepção do Campus não será realizado, mas estará disponível no dia seguinte (6ª.feira dia 14/05/21) das 08:00h as 11:30h, pela servidora Iuly, na sala 28 e pelo telefone (73) 3288-6670. Na próxima semana este atendimento retornará para as 3ª. feiras e 5ª. feiras. Esclarecemos que a entrada no Campus continua restrita, sendo necessária a autorização prévia da Direção Geral.

 

COMITÊ LOCAL DE PREVENÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA AMEAÇA DO CORONAVIRUS (COVID-19)

Atendendo orientação da Reitoria, em março de 2020 foi constituído no Campus Porto Seguro o Comitê Local de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavirus - Covid-19 (Portaria nº 014 de 16 de março de 2020 e  Portaria nº 008 de 03 de março de 2021), que tem o objetivo de incorporar todas as orientações e medidas definidas pela Reitoria do IFBA e demais órgãos competentes, ampliar o protocolo interno, caso necessário, definir novas ações e suspensões e avaliar casos excepcionais. Este Comitê tem se reunido regularmente, recebendo e encaminhando as demandas por fluxo contínuo. O trabalho é realizado em articulação com o Comitê Central, instalado na Reitoria. As demandas para o Comitê Local do Campus Porto Seguro podem ser enviadas para o e-mail da Direção Geral (diretoriaps@ifba.edu.br) ou pelo SEI para a unidade GAB.PSG. Estamos criando uma unidade no SEI para comunicação direta com Comitê, em breve divulgaremos. As informações sobre os trabalhos deste Comitê Local estão disponíveis no site institucional (https://portal.ifba.edu.br/portoseguro/institucional/comite-local-covid-19).

 

PLANO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES SEMIPRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFBA

O Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavirus - Covid-19 apresentou no dia 30/04/21, para os representantes dos Comitês Locais, um “Plano de Retomada das Atividades Semipresenciais no âmbito do IFBA”. A elaboração deste plano tem por objetivo apresentar para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, bem como para os órgãos de controles, quais as ações e os critérios serão adotados para avaliar o retorno parcial e gradual das atividades híbridas e presenciais no IFBA. Em breve o Comitê Local do Campus Porto Seguro irá convidar a comunidade para apresentá-lo e registrar as sugestões, que serão enviadas ao Comitê Central. A partir disso, o Comitê Local irá propor uma metodologia para a elaboração do Plano Local de retorno às atividades híbridas e presenciais. Salientamos que, nesse momento, não há preocupação em definir uma data para o retorno híbrido e presencial, mas sim definir um plano de retomada que tenha por referência critérios epidemiológicos e sanitários, organizando uma abertura segura e gradual para nossa comunidade acadêmica.

 

REDUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS

A recente aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano 2021 impôs uma redução aproximada de 20% (cerca de 14 milhões) no orçamento de custeio do IFBA. Como primeira ação e em caráter emergencial, foi definida a redução em 70% na jornada de trabalho dos servidores terceirizados dos contratos com as empresas Sulclean (limpeza, jardinagem, cozinheira, encarregado) e Servite (motorista e recepcionista) pelo período de dois meses. Essa é uma ação unificada entre os campi e reitoria com estimativa de economia de 2,4 milhões. Apesar da redução na jornada de trabalho, nesse momento não há perda salarial para os trabalhadores, pois existe um mecanismo de compensação pelo Governo Federal. Assim, informamos a comunidade do Campus Porto Seguro que pelo período de dois meses os serviços citados serão realizados de maneira bastante reduzida (30% do habitual), limitando severamente o serviço prestado. Em complemento, informamos que embora já estejamos no mês de maio, ainda não está definido o orçamento do ano 2021 para os campi. Esse assunto será tratado em reunião do Colégio de Dirigentes no próximo dia 13/05.

Estamos a disposição.

Atenciosamente.
Vinicius de Matos Rodrigues
Diretor Geral
IFBA Campus Porto Seguro

registrado em: