Você está aqui: Página Inicial > Campus Porto Seguro > Notícias > Estudantes do IFBA Campus Porto Seguro participam da 12ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.
conteúdo

Notícias

Estudantes do IFBA Campus Porto Seguro participam da 12ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.

publicado: 28/10/2020 17h44, última modificação: 28/10/2020 17h56

O Campus Porto Seguro do Instituto Federal da Bahia participa da Olimpíada de História Nacional de História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As equipes estão sob orientação da professora de História Campus Ivaneide Almeida da Silva, foram inscritas 12 equipes na competição, das quais 11 delas avançaram até a Fase 6 da ONHB, que ocorre entre os dias 24 e 30 de outubro desse ano.

O Campus Porto Seguro tem representantes na ONHB12 dos cursos Técnicos em Alimentos (TA), Biocombustíveis (TB) e Informática (TI). Parabenizamos às equipes e seus participantes, que avançaram até a Fase 6: As três pirâmides de Quitéria, com Giovanni Monaco (4ºTI), Mariana Guedes Silva (2ºTA) e Wanderson Pereira Silva; Baratas do Kafka, com Amanda Caleiras Setubal (4ºTB), Laurindo Inácio da Silva Pereira (4ºTB) e Ocelina Lóren Brandão de Deus (4ºTB); Cyber Lucy, com Larissa Paula Brandão (4º TI), Lorenna Condaqui de Paula (4º TI) e Webert Samuel Bezerra Henrique (4º TI); Filhos de Rá, com Bianca de Almeida Barros (2ºTI), Emanoel Oliveira Carvalho (2ºTA) e Larissa Oliveira Santos (2ºTI); Herdeiros do Descobrimento, com Eduardo dos Santos Ribeiro (3ºTA), Gaia Luz Bonfim Sabev (3ºTA) e Iasmim D'hora Selestrino (3ºTA); Icamiabas, com Anne Gabrielle Mouro Dariva (4ºTB), Janaína Hokoç Moura Fernandes (4ºTB) e Thamiris Santos de Santana (3ºTB); Inaiá, com Ana Beatriz Silva Santos (3ºTI), Julyana dos Santos Alves (3ºTI) e Wislan Nedley Souza Silva (3ºTI); Najas da História, com Dulce Maria de Jesus Moreira (2ºTI), Kailane Silva Santos (3ºTI) e Mariana Luisa Seara de Santana (3ºTI); Sekhmet, com Cyntia Rego de Souza (2ºTB); Mariana Lima Pena (2ºTB) e Talita de Oliveira (2ºTB); Somente História, com Isabelle Peixoto Bernardes (2ºTB), Lívia Melo Matos Da Costa (2ºTB) e Raiane Amorim Santos (1ºTB); e SPQR, com Amick Lopes Braga (1ºTI), Gildson Júnio Santos da Silva (1ºTI) e Matheus Contarato Dias (1ºTI).

Nessa Fase 6, a Bahia é a quarta em número de participantes no Brasil e terceira do Nordeste, com 190 equipes. Segundo a professora, a participação do campus, e o avanço até a “semifinal” com 11 equipes, é muito significativa, pois as discussões e os debates dependeram dos ambientes virtuais, em razão do isolamento social, e “nos fez muita falta o contato presencial, comenta Ivaneide. Como informou a organização da olimpíada, o projeto, que ocorreria no primeiro semestre, “foi adiado por causa da pandemia do coronavírus e todo adaptado para uma versão online e mais acessível”.

Recebemos alguns depoimentos das equipes compostas por semifinalistas da ONHB12, entre elas a equipe Cyber Lucy, que foi finalista em 2019 e participa pela segunda vez, suas(os) integrantes afirmam que “é uma experiência muito proveitosa para avida acadêmica, além do conteúdo aprendido sobre história do Brasil, há a oportunidade de conhecer estudantes e professores de todas as partes do Brasil”. A equipe Baratas do Kafka, participa pela terceira vez da ONHB, com as(os) mesmas(os) integrantes e assegura que é uma competição de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico estudantil: "Em todas as edições da ONHB, sempre absorvemos novos conhecimentos sobre a história do Brasil, além de desenvolver o nosso senso crítico e argumentação nas discussões em grupo", comenta a equipe. E a equipe Icamiabas, compostas por estudantes veteranas nessa olimpíada, afirma que a ONHB é diferenciada, pois incentiva a pesquisa e aprendizagem, “cada questão descortina mais um capítulo da história do Brasil para mim, e a cada fase, acordo bem cedo para saber se passei para a próxima”, declara Janaina Hokoç; e Anne Gabrielle revela: “a ONHB foi a melhor coisa que já me aconteceu, pois nesta competição, tive a oportunidade de fazer grandes amizades e conhecer melhor a história do Brasil”.

Bom trabalho às equipes e integrantes!

Sobre a ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, elaborado e organizado pelo Departamento de História, com apoio do Programa de Pós-Graduação em História, dos seus docentes e discentes. A coordenação é das professoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro. Esso ano, a ONHB foi adaptada ao formato totalmente online, inclusive a Fase Final, composta por 7 fases. Cada fase é composta por questões e tarefas, completamente realizadas pelo site, e resolvidas através do debate entre estudantes e professores, orientadores e monitores, sustentadas por pesquisas diversas em livros, internet e outros docentes.

A inscrição para a ONHB pode ser feita por estudantes desde o oitavo e nono ano do ensino fundamental e todas as sérias do ensino médio. Atualmente é uma das competições de conhecimento que proporciona a integração de estudantes dentro de fora do campus. A Olimpíada de História apresenta uma proposta de estudo de História do Brasil, discutindo temas fundamentais e atuais, e tratando de muitas histórias regionais, a partir de metodologias que incluem documentos históricos, documentos de acervos pessoais, imagens, mapas, jornais eletrônicos e textos acadêmicos, com “pesquisas inéditas e debates historiográficos”.

Um dos aspectos originais da Olimpíada Nacional em História do Brasil é que suas equipes são formadas por 4 pessoas: 3 estudantes de diferentes séries e cursos e um professor de História da mesma instituição. E participação das etapas ocorre a partir de encontros entre professor, estudante e monitores. A professora Ivaneide sempre contou com a participação de estudantes egressos, que participaram como olímpicos, e hoje colaboram na monitoria desta Olimpíada, como Ivo Fernandes Tavares, egresso em 2016 do curso Técnico em Biocombustíveis e Victória D'hora Selestrino, egressa em 2019 do curso Técnico em Alimentos.

Para saber mais sobre a ONHB, acesse: https://prova.olimpiadadehistoria.com.br 

1.png

 

registrado em: